Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Consun aprova regulamentações de temas da área de Gestão de Pessoas

Consun aprova regulamentações de temas da área de Gestão de Pessoas

Consun homologa resultado das eleições para Conselhos Superiores. Foto: Renata Dantas.

Reunidos na manhã desta quinta, dia 11, os membros do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) homologaram por unanimidade os resultados das eleições realizadas no dia 28 de novembro para representantes das categorias acadêmicas que comporão a nova formação dos Conselhos Superiores – Consepe e Consad. O nome dos titulares e suplentes eleitos pode ser conferido no sítio das eleições acadêmicas: www.ufopa.edu.br/eleicoes.

Os conselheiros também aprovaram diversas regulamentações sobre temas da área de Gestão de Pessoas, de grande interesse da comunidade acadêmica, como os processos de remoção de técnicos administrativos e docentes entre as unidades acadêmicas da UFOPA; a concessão de gratificação por encargo de curso e concurso (GRECC); a regularização da jornada de trabalho e dos afastamentos de técnicos administrativos da Universidade; e a normatização sobre assédio moral na UFOPA. Os técnicos agora podem conhecer as regras para solicitar a redução da jornada de trabalho com proporcional redução de vencimentos, além da norma que prevê os tipos e os prazos para afastamento e remoção dos servidores.

“Com esses instrumentos, avançamos de forma significativa para a organização interna da Universidade. Encontramos a UFOPA com uma grande lacuna nessa área e isso gerava muita insegurança nas relações de trabalho. Por isso a necessidade urgente de elaborarmos e aprovarmos essas normas. Agora essas relações serão mais profissionalizadas e teremos procedimentos mais homogêneos dentro da Universidade. As regras estão claras e isso fortalece a Instituição. Agora as pessoas conhecem seus direitos e sabem como buscá-los”, destacou a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro.

Ainda em 2014, outras normatizações relevantes devem ser avaliadas pelo Consun, como a regulamentação das aulas de campo e da participação de alunos em eventos acadêmicos, além de documento que prevê a adequação da Resolução nº 41, de 20 de novembro de 2013, sobre as normas gerais para o funcionamento das pesquisas na Universidade, e a minuta de resolução que cria o Programa de Qualificação Docente e estabelece normas para afastamentos do pessoal docente da Universidade, para capacitação e outras atividades acadêmicas.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

11/12/2014