Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Plano de educação indígena volta à discussão em 2015

Plano de educação indígena volta à discussão em 2015

II Fórum Permanente da Educação Indígena - Foto: Albanira Coelho.

Na tarde desta segunda-feira, 15, a minuta normativa sobre educação escolar destinada aos povos indígenas em Santarém teve alguns pontos debatidos no II Fórum Permanente da Educação Indígena, no auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA. Para a elaboração do documento foram necessários, até agora, 13 encontros, que se iniciaram em fevereiro deste ano, estando outros agendados para o ano que vem.

Para complemento da minuta, antes que seja levada a ser debatida nas comunidades, os municípios de Belterra e Aveiro devem apresentar, até 30 de janeiro de 2015, um parecer técnico para que sejam inseridos no projeto.

A ideia é a formação de um plano de educação interdisciplinar para atender às necessidades e responsabilidades relativas à educação indígena, incluindo os dois municípios, uma vez que no projeto inicial constava apenas Santarém. A valorização da cultura dos índios, com a garantia do uso de material didático específico e professores indígenas, estão entre as prioridades destacadas na minuta.

Camões Boaventura, procurador da República, reforçou a importância de os municípios envolvidos nesse processo se interessarem mais, “por se tratar de uma iniciativa extremamente necessária para esses municípios. Devem estar mais presentes, elaborar o parecer e trazer para o debate, para que depois não tenham que executar algo de que não participaram”.

No encontro desta segunda-feira estiveram presentes representantes da Funai; secretarias municipais de Educação de Santarém, Belterra e Aveiro; Universidade Estadual do Pará (UEPA); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Secretaria Estadual de Educação do Pará; Conselho Indígena Tapajós Arapiuns; Ministério Público Federal; e Ministério da Educação.

Albanira Coelho - Comunicação/UFOPA

15/12/2014