Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro Reitora da UFOPA garante obras de Restaurante Universitário em 2015

Reitora da UFOPA garante obras de Restaurante Universitário em 2015

Perspectiva do projeto arquitetônico do RU da UFOPA.

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) pode preparar-se para receber, em breve, o Restaurante Universitário (RU). A licitação para o RU está agendada para janeiro de 2015. A informação é da reitora da Universidade, Profa. Dra. Raimunda Monteiro, que destacou nesta quarta, 10, durante a abertura dos V Jogos Internos da UFOPA, o “esforço empreendido durante o ano de 2014 na busca por recursos suplementares para garantirmos o Restaurante Universitário”.

Segundo Raimunda Monteiro, o processo de licitação está em fase avançada de execução, aguardando apenas a finalização das licitações para a construção dos três novos câmpus da Universidade, nas cidades de Monte Alegre, Itaituba e Alenquer. Assim que se encerrarem essas licitações, será publicado o edital para licitação do RU. “Essa obra foi um dos principais compromissos de campanha e, ainda no primeiro ano de gestão, estamos conseguindo viabilizá-la. Em 2013, não houve recursos destinados para o RU. Por isso, fizemos neste ano todos os esforços necessários para buscar recursos suplementares junto ao MEC e garantir o restaurante”, ressaltou a reitora. A descentralização dos recursos foi confirmada em novembro de 2014.

A obra do Restaurante Universitário deve ter início ainda no primeiro semestre de 2015, somando mais de R$ 6,5 milhões em investimentos. Serão 2.401,90 metros quadrados de área construída. O projeto prevê uma estrutura com dois refeitórios, cada um com 348 lugares. Considerando-se que, em um turno de refeição, seja possível o atendimento médio de quatro usuários por posto, 2.784 usuários poderão ser atendidos a cada turno.

“O Restaurante Universitário não pode ser visto apenas como um espaço que fornece refeições. É também um espaço de formação acadêmica, através de diálogos e trocas de informações que ocorrem entre os usuários. Além da democratização do espaço universitário, o RU é um espaço privilegiado de integração, sendo um elemento de importância social e profissional para toda a comunidade acadêmica”, avaliou Raimunda Monteiro, que aproveitou a ocasião para adiantar que, em 2015, com as obras do restaurante garantidas, será a vez de buscar recursos suplementares para a construção de um complexo esportivo para a Universidade.

Confira a planta baixa do RU e o projeto executivo de arquitetura do RU.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

11/12/2014