Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA é reconhecida pelo MEC por eficiência na área contábil

UFOPA é reconhecida pelo MEC por eficiência na área contábil

Diretoria de Contabilidade e Finanças - Foto: Luena Barros, 5/12/2014

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi homenageada pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC) pela boa condução nos procedimentos realizados pela Diretoria de Finanças e Contabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PROAD). Dentre as universidades públicas federais, a UFOPA foi a que apresentou menos ocorrências restritivas no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). As servidoras Regiane Leite Corrêa e Márcia dos Santos Rêgo receberam o certificado de homenagem durante o IX Encontro de Encerramento do Exercício de 2014, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro em Brasília, DF.

A Diretoria de Finanças e Contabilidade é responsável pela execução orçamentária e financeira da UFOPA, gerenciando todos os procedimentos de pagamentos de bolsas, diárias, fornecedores, entre outros, pelo SIAFI. Desde fevereiro de 2014 a DFC pôde melhorar a qualidade dos serviços devido à consolidação das coordenações, o que permitiu a especialização de funções e otimização dos serviços. Atualmente, 13 servidores compõem o quadro da diretoria.

“Todo mês é feita a conformidade contábil. Quando se identifica algum erro, procura-se solucioná-lo o mais rápido possível”, explica a coordenadora de Contabilidade, Regiane Corrêa. A média mensal de procedimentos de liquidação e pagamento é de 370 e de empenho, 160. O volume de trabalho é grande, mas, segundo Regiane, o esforço de servidores novos e a capacitação constante permitem que os procedimentos sejam resolvidos rapidamente. Para melhorar ainda mais, a DFC depende da ampliação da equipe e também do planejamento de outras unidades.

Todas as informações referentes a orçamentos e finanças podem ser consultadas no Portal da Transparência. “Nós somos orientados a colocar a maior informação possível no sistema para que o cidadão possa conhecer”, afirma.

Comunicação/UFOPA

5/12/2014