Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA e Sebrae ofertam curso de empreendedorismo para docentes

UFOPA e Sebrae ofertam curso de empreendedorismo para docentes

Futuros empreendedores da UFOPA - Foto: Lenne Santos.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ofertam, no período de 15 a 17 de dezembro, o primeiro módulo do curso de formação para docentes, que irão em breve ministrar a disciplina Empreendedorismo, a ser introduzida de forma transversal nos diversos cursos da instituição, com a proposta inicial de opção pela interdisciplinaridade. A UFOPA é a primeira instituição pública de ensino superior do estado do Pará a implantar a disciplina em seus cursos.

A ação faz parte das atividades do Programa Nacional de Educação Empreendedora, criado pelo Sebrae, cujo objetivo é “implementar o conceito do empreendedorismo nas diversas classes de ensino - do primeiro grau à universidade”, esclareceu o gerente do Sebrae de Santarém, Geraldo José Santos Vasconcelos.

Por meio dos módulos os docentes terão acesso à metodologia desenvolvida pelo Sebrae para a formação de empreendedores. O objetivo é propiciar aos docentes condições para que desenvolvam competências nas dimensões de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, no que se refere ao empreendedorismo. “Não é apenas um curso de negócios. É um repasse de metodologia na qual os docentes da UFOPA serão capacitados para repassar a seus alunos o conceito de empreendedorismo de uma forma adequada”, completou Vasconcelos.

Entre os conteúdos que serão contemplados durante três módulos do curso de formação de docentes estão: Empreendedorismo e Características do Comportamento Empreendedor; Análise do Mercado e Identificação de Oportunidades; e Passo a Passo para a Realização de um Plano de Negócios. O primeiro módulo está sendo ministrado pelo experiente professor Gilberto Takashi Suzuki.

O Curso é organizado pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da UFOPA, em parceria com a Pró-reitoria de Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE). O objetivo deste módulo é apresentar aos alunos uma contextualização sobre o tema do empreendedorismo e sensibilizar os participantes para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor. Espera-se tornar possível aos alunos o reconhecimento de seu potencial empreendedor, ou seja, da possibilidade de agir como empreendedor na busca de seus objetivos.

Sebrae na UFOPA – O Sebrae montou numa das salas do Câmpus Amazônia (Av. Mendonça Furtado) da UFOPA um posto de atendimento, onde é possível ter acesso às diversas informações sobre a entidade. Futuramente, será instalado um totem pelo qual alunos, professores e técnicos poderão ter acesso a informações e serviços disponíveis.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

17/12/2014