Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Dezembro UFOPA ganha o título de Centro de Treinamento em Computação Paralela

UFOPA ganha o título de Centro de Treinamento em Computação Paralela

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi nomeada Centro de Excelência em Ensino da Tecnologia CUDA (Compute Unified Device Architecture) pela NVIDIA, empresa líder mundial em computação visual. CUDA é uma plataforma de computação paralela e um modelo de programação que pode auxiliar diversas áreas onde a computação de alto desempenho é exigida, como por exemplo, previsões meteorológicas, inteligência computacional e análises numéricas. Este ano, duas instituições brasileiras receberam o título: a UFOPA e a Universidade São Paulo (USP).

Para falar da conquista, nesta sexta-feira, 19, será realizada palestra no auditório do Câmpus Rondon, às 19h, com o tema CUDA Teaching Center: desafios e oportunidades. Na ocasião, o coordenador do curso de Engenharia da Computação da UFOPA, Fábio Manoel Franca Lobato, vai expor a importância de a instituição ter sido beneficiada com este título e todo seu processo histórico de aquisição.

No Brasil, são 13 Instituições beneficiadas com o projeto, mas na região Norte do país a UFOPA será a primeira universidade a ter implantado o CUDA. O mérito é devido ao reconhecimento por seu compromisso no avanço educacional. Como parte do projeto, a NVIDIA doará equipamentos de alto desempenho e vai disponibilizar material pedagógico institucional. Em contrapartida, a UFOPA irá destinar cursos e oficinas à comunidade em geral e acadêmica.

“O projeto fará parte do curso de Engenharia de Computação, a ser inserido no processo seletivo da UFOPA, em 2016. Será uma oportunidade de implementar novas pesquisas e a instituição ganha visibilidade nacional e internacional”, explica o professor Fábio Franca.

Albanira Coelho - Comunicação/UFOPA

18/12/2014

Prof. Fábio Manoel Franca Lobato - Foto: Albanira Coelho, 18/12/2014.