Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro Assistência Estudantil: Reitoria reúne-se com representantes do DCE

Assistência Estudantil: Reitoria reúne-se com representantes do DCE

A pedido dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOPA, o vice-reitor, Clodoaldo dos Santos, a pró-reitora da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Lucineide Pinheiro, e o diretor da Comunidade, Cultura e Esportes, Jonnes Pedroso, reuniram-se na última sexta-feira, dia 24, com representantes estudantis para apresentar o orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) deste ano, que é de R$5.779,400,00, sendo destinados R$480.000,00 mensais à assistência estudantil. Segundo o vice-reitor, Clodoaldo dos Santos, na oportunidade foi dada continuidade ao diálogo com o DCE, esclarecendo algumas demandas estudantis tais como: assistência estudantil, rota do ônibus intercâmpus, e restaurante universitário (RU).

Jonnes Pedroso foi quem apresentou a distribuição do crédito orçamentário do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). “Hoje, esclarecemos alguns pontos do programa de assistência estudantil da UFOPA, denominado Bolsa Permanência, desde os critérios para o edital de renovação, com publicação prevista para a 1ª quinzena de fevereiro. Mas principalmente, o orçamento de 2014, destacando a limitação orçamentária deste ano”, disse.

Na ocasião, também foi apresentada uma projeção de oferta de bolsas para 2014 e a necessidade de adequação à questão orçamentária. “Fizemos uma projeção dentro do quantitativo dos estudantes que já participam do programa; ressaltamos que hoje o crescimento deve acompanhar a questão orçamentária. Demonstramos, por meio de gráficos para o DCE, que o quantitativo de alunos que ingressam na UFOPA é muito maior do que os recursos do PNAES”, pondera.

Segundo Andréia Saldanha, coordenadora do DCE-UFOPA, a reunião com a Reitoria foi solicitada para que fossem discutidas algumas pautas, apontadas em reunião anterior, como: assistência estudantil e a rota do ônibus intercâmpus. “O professor Clodoaldo dos Santos trouxe alguns esclarecimentos. No entanto, nós pedimos que a discussão se abra para o restante da classe estudantil, por meio da realização de um seminário que deve ocorrer ainda este mês”, avaliou a coordenadora do DCE-UFOPA, Andréia Saldanha, após reunião.

Sobre o restaurante universitário, outra demanda da comunidade acadêmica da UFOPA, o vice-reitor informou que o processo de licitação será iniciado até agosto deste ano. “Já a proposta de itinerário do intercâmpus está sendo avaliada pela Coordenação de Transporte”, explicou o vice-reitor.

Talita Baena - Comunicação/UFOPA

27/1/2014