Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Janeiro UFOPA descentraliza locais de prova para candidatos indígenas

UFOPA descentraliza locais de prova para candidatos indígenas

Valdemino Kirixi Munduruku, durante a seleção em Itaituba.

Candidatos inscritos no Processo Seletivo Especial (PSE) 2014 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizaram prova de Língua Portuguesa (redação) neste domingo, 12, em Santarém, Itaituba e Oriximiná. Essa foi a primeira vez que a UFOPA descentralizou os locais de provas. No total, 28 candidatos deixaram de comparecer ao exame de seleção. Nenhuma ocorrência foi registrada. Em Itaituba, 87 candidatos se submeteram à prova. A partir de um trecho do livro "Maino i rapé" de Lucila Silva Telles, foi solicitado que os candidatos redigissem um texto, com no máximo 30 linhas, falando da divisão de trabalho entre homens e mulheres, na aldeia.

Reinaldo Poxo Munduruku, 28 anos, disse que achou a prova “interessante” e está feliz com a possibilidade de ingressar na universidade. “Entrar na UFOPA é uma maneira de adquirir novos conhecimentos para que possamos transmitir às nossas crianças”.

Valdemino Kirixi Munduruku é oriundo de uma das 200 aldeias da região de Jacareacanga (400 km de Itaituba). Ele está tentando uma vaga no curso de Letras/Inglês (UFOPA) e tem um sonho: formar-se professor e voltar à aldeia para ajudar seu povo. “Tenho esperança de conseguir uma vaga para então ajudar, dando aulas na aldeia, e ajudar meu povo”, disse ele, em meio a um tímido sorriso no rosto que ainda apresentava as marcas da pintura corporal da tribo Munduruku, da qual faz parte.

O resultado preliminar do Processo Seletivo Especial (PSE) 2014 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), regido pelo edital 5/2013, de 11/11/2013, será divulgado no próximo dia 20 de janeiro. De acordo com a comissão organizadora, no próximo dia 27 serão divulgados os locais e horários das entrevistas às quais os candidatos deverão comparecer. Em 2014, a UFOPA oferta 65 vagas para o PSE no campus de Santarém.

No total, 396 candidatos se inscreveram no PSE 2014. Destes, 297 tiveram suas inscrições deferidas, sendo 188 em Santarém, 87 em Itaituba e 22 em Oriximiná. Cerca de 100 candidatos não alcançaram as exigências do edital. Entre os documentos solicitados estão declarações de autorreconhecimento e pertencimento, além de declaração de apoio da comunidade da qual faz parte o candidato. Os candidatos podem optar pelo Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) emitido pela FUNAI. Aos candidatos com deficiência será garantido atendimento especial, desde que tenham feito solicitação previa.

A prova de Língua Portuguesa (redação) é eliminatória e classificatória. A próxima etapa de seleção é composta pelas entrevistas, que ocorrerão no período de 3 a 7 de fevereiro, nos respectivos locais das provas escritas. O resultado final preliminar do PSE 2014 está previsto para ser divulgado no dia 20 de fevereiro.

Lenne Santos – Comunicação UFOPA

13/1/2014

Reinaldo Poxo Munduruku, candidato a uma vaga do PSE 2014.