Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Campanha da UFOPA lembra Dia de Proteção às Florestas

Campanha da UFOPA lembra Dia de Proteção às Florestas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em comemoração ao Dia da Proteção às Florestas, 17 de julho, lança campanha em alusão à data

O Dia de Proteção às Florestas faz parte do calendário comemorativo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do Governo Federal. No entanto, além do órgão, outras entidades não governamentais de preservação ambiental também fazem desta data uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade para a preservação dessas áreas de alta densidade de árvores, como é o caso da Floresta Nacional do Tapajós, com área de 527.319 hectares, e a Resex Tapajós-Arapiuns, com área total de 677.513,24 hectares, ambas unidades de conservação onde diversos pesquisadores da UFOPA atuam.

Na UFOPA, a campanha foi desenvolvida pela Coordenação de Comunicação e, de acordo com o engenheiro sanitarista João Santos, diretor de Meio Ambiente da UFOPA, a ação também objetiva um esforço de conscientização por parte dos gestores na nova proposta de gestão ambiental, pautada em sete eixos que são: gerenciamento de resíduos; sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; uso racional de água e energia elétrica; licenciamento ambiental; compras ecoeficientes; edificações sustentáveis; e conforto ambiental. “Como o projeto das novas construções já foi consolidado, o que estamos procurando atender agora é o tratamento correto do esgoto sanitário, e também aproveitar, ao máximo, alguns recursos, como a energia solar, por exemplo, que podem torná-lo mais sustentável”, explicam os engenheiros sanitaristas João Santos e José Cláudio, ambos da Diretoria de Meio Ambiente.

Outra ação voltada para a conservação ambiental em que a Universidade está inserida é a preservação das matas existentes nas áreas de expansão da UFOPA, como as que estão localizadas no entorno do Câmpus Tapajós e na Fazenda Experimental. “Esse processo de mudança não é rápido, não é apenas planejar, construir um prédio, há todo um processo de conscientização dos gestores, principalmente, para que eles tenham esse cuidado, essa preocupação de construir de forma sustentável”, avalia José Claudio.

Talita Baena - Comunicação/UFOPA

17/7/2014