Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Monitores da UFOPA participam de encontro

Monitores da UFOPA participam de encontro

Madma Gualberto, coordenadora da CPE, destacou o papel do monitor. Foto: Talita Baena

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFOPA, por meio da Coordenação de Projetos Educacionais (CPE), promoveu na última sexta-feira, 25, encontro com os discentes que participam dos três programas de monitoria da UFOPA – Programa de Monitoria, Programa de Monitoria de Restauração e Conservação de Documentos Históricos e Programa de Monitoria CEANAMA, voltado para o acompanhamento dos discentes indígenas da universidade. Além dos monitores e discentes interessados, o encontro contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof. Dra. Fátima Lima; do Prof. Dr. Percival Leme, diretor de Ensino; da coordenadora da CPE, Madma Colares Gualberto; e das pedagogas da Diretoria de Ensino, Neliane Rabelo e Aline Liberal.

O Programa de Monitoria da UFOPA, que possibilita ao aluno de graduação um contato mais profundo com o seu curso, este ano traz novidades, antecipou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Fátima Lima. “Este ano teremos mais bolsas de monitoria tanto para as salas de aula quanto para os laboratórios. Também estamos planejando organizar uma publicação específica para os monitores”, informou a pró-reitora, durante a abertura do encontro.

O objetivo do encontro foi esclarecer aspectos específicos de cada programa de monitoria. Além disso, a coordenadora da CPE, Madma Colares Gualberto, apresentou as atribuições da monitoria e como se dá a atuação do monitor durante a vigência da bolsa de monitoria. “O participante de um programa de monitoria precisa aprofundar o seu conhecimento para que ele possa compartilhá-lo com os demais colegas de curso”, destacou a pedagoga.

Para Naum Borges, monitor do Programa de Restauração e Conservação de Documentos Históricos, o encontro foi de “fundamental importância, uma vez que ali foi possível para tirar dúvidas sobre o papel da cada bolsista. E isso é de grande relevância para melhor desenvolvimento dos bolsistas em relação ao seu trabalho”, acredita.

Jornada Acadêmica 2014

Ainda durante o encontro de monitores, foi apresentado o calendário de eventos da III Jornada Acadêmica da UFOPA, que neste ano ocorrerá de 15 a 17 de outubro. Segundo Neliane Rabelo, pedagoga da Diretoria de Ensino, os trabalhos para o evento, que divulga a produção científica da UFOPA, já estão bem adiantados. “Hoje nós fizemos uma prévia de divulgação da III Jornada Acadêmica. Já definimos as datas de todos os seminários, e estamos finalizando do edital de submissão, definindo as categorias de modalidade de banner”, concluiu.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

28/7/2014