Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Teste de proficiência em alemão é realizado na UFOPA

Teste de proficiência em alemão é realizado na UFOPA

Aluno realiza teste de proficiência em alemão na UFOPA - 28/7/2014

Estudantes da UFOPA que pretendem se candidatar a vagas em universidades da Alemanha, através do Ciência sem Fronteiras, agora terão a oportunidade de realizar o teste de proficiência em língua alemã em Santarém. O teste, chamado onDaF, é realizado através de uma plataforma online. Na última segunda-feira, dia 28, a Profa. Sabine Reiter, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), esteve em Santarém aplicando o teste para três alunos da UFOPA.

Apesar de poucos participantes, a realização do teste em Santarém possibilitou que um professor da UFOPA fosse capacitado para aplicar o onDaF. “O teste é simples e por ser online pode ser realizado em qualquer período, porém é preciso que o aplicador seja uma pessoa que tenha o alemão como língua materna. Aqui na UFOPA temos o Prof. Peregovich, que é alemão e agora poderá aplicar o onDaF”, explica a Profa. Sabine. Se não fosse aplicado em Santarém, o local mais próximo para se fazer o teste seria Belém.

A possibilidade de fazer o onDaF em Santarém trouxe alívio para Daílson Campos, aluno de Ciência da Computação da UFOPA, que sempre sonhou em estudar na Alemanha. Autodidata na língua alemã, Daílson não teria condições de sair de Santarém para realizar o teste de proficiência. “É uma oportunidade que eu vinha esperando há muito tempo. Eu já estou quase no final da minha graduação e agora com a nota do onDaF em mãos é só aguardar abrir as inscrições do Ciência sem Fronteiras e preencher os demais requisitos”, conta Daílson.

Outro teste de proficiência em alemão deve ser aplicado na UFOPA em agosto. A data exata ainda será definida e divulgada. O Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que promove o intercâmbio acadêmico internacional. As inscrições para a próxima etapa estão previstas para setembro deste ano. Outras informações em www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Carlos Eduardo Joseph - Comunicação/UFOPA

30/07/2014