Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho Abertas as inscrições para 15 vagas no Profletras

Abertas as inscrições para 15 vagas no Profletras

Os interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) poderão se inscrever, a partir da próxima segunda, dia 21, no exame nacional de acesso. O Conselho Gestor do Profletras divulgou o edital 1/2014, que prevê 15 vagas para a UFOPA, em Santarém. O exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O período de inscrições vai das 8h do dia 21 de julho até às 23h59 do dia 18 de agosto. A inscrição custa R$50,00 e deverá feita, exclusivamente, via Internet, através da página www.comperve.ufrn.br. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão aplicadas nacionalmente no dia 7 de setembro, nos municípios sedes das instituições participantes do Profletras, inclusive Santarém. Os locais de realização das provas serão divulgados no site da Comperve, a partir do dia 1º de setembro.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam aos seguintes requisitos: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação em Português, devidamente registrado no Ministério da Educação; ser professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental (1º ao 9º anos), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental.

O curso - Com uma área de concentração, "Linguagens e Letramento", o Profletras possui duas linhas de pesquisa: "Teorias da linguagem e ensino" e "Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes". A carga horária exigida prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Para integralizar o curso, o aluno deverá cumprir, no mínimo, 24 créditos. Para tanto, ele deverá cursar duas disciplinas de fundamentação, cinco obrigatórias e três optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12.

Além disso, o mestrando deverá ser aprovado no exame nacional de qualificação, oferecido um ano após o início do curso, e em exame de proficiência em uma língua estrangeira, até o 18º mês. Na última etapa, o aluno apresentará seu trabalho de conclusão aprovado por uma banca constituída por três professores (o seu orientador, um docente do Profletras e um docente não vinculado ao programa).

Sobre o PROFLETRAS - Focado na capacitação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras. É oferecido em 34 universidades públicas associadas em todo o Brasil e coordenado pela UFRN. A UFOPA é uma das onze instituições aprovadas para compor a rede em 2014.

Mais informações: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201401/edital.php

Comunicação/UFOPA

16/7/2014