Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Julho UFOPA realiza oficina de animação Stop Motion

UFOPA realiza oficina de animação Stop Motion

A oficina de animação Stop Motion faz parte da programação do III Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), evento organizado pela Pró-Reitoria de pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA (PROPPIT). A oficina atraiu alunos de escolas públicas e estudantes de graduação.

Stop Motion é uma técnica bastante utilizada no cinema para dar movimento a bonecos e outros objetos inanimados.Capturamos os movimentos quadro a quadro e depois filmamos com um software para dar noção de movimento”, explica o arte-educador e facilitador da oficina, Rosinaldo Pinheiro. Os participantes também receberam noções de criação de roteiro e confecção de personagens. Para isso, foram utilizados materiais reciclados e massas de modelar. “Qualquer objeto pode ser animado, o importante é usar a criatividade”, ressalta Rosinaldo.

Rosinaldo Pinheiro trabalha com oficinas de stop motion e quadrinhos na Fundação Curro Velho em Belém. O arte-educador é o criador da série de quadrinhos Turma do Açaí. Os quadrinhos de Rosinaldo são carregados de humor e utilizam elementos e características da cultura tradicional paraense, conhecida como Cultura Papa-Chibé.

Carlos Eduardo Joseph - Comunicação/UFOPA

23/7/2014