Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho Abertas as inscrições do III FECIMA

Abertas as inscrições do III FECIMA

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para submissão de trabalhos ao III Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos-PA, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2014. Este ano, o tema do encontro é “Minha terra, meu torrão: tafulhando histórias, memórias e patrimônios amazônidas", e abordará questões sobre Patrimônio Histórico, Cultural e Memorial como lugar privilegiado de resgate da identidade do povo amazônida e de percepção da biodiversidade da Floresta Verde, e sua influência sobre a formação do povo desta região.

O III FECIMA objetiva a divulgação e resgate da cultura, de incentivo às artes, de debate literário e linguístico, de registro e reconstrução da história e memória amazônida, da preservação da identidade quilombola, de promoção do turismo étnico cultural e ambiental do Baixo Amazonas. Dentre as atividades da programação estão: mesas-redondas, debates, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis, comunicações orais, caminhada memorial, exposição "Memória social de Óbidos", feirinha de livros, expedição fluvial no estreito de Óbidos, minicursos, conversas com autores locais, leitura dramática, contação de histórias infantis, exposição de fotografias, homenagens às personalidades culturais e literárias, premiação de concurso literário, Cine Infantil, Noite Cultural. Os interessados em participar podem fazer inscrição pela página http://fecima.webs.com/.

Histórico - Realizado anualmente em Óbidos, uma das cidades mais importantes do cenário artístico, poético, cultural e literário da região Amazônica, o festival tem a proposta de ampliar as reflexões sobre produção cultural, memorial e de Identidade no Baixo Amazonas, sua relação com a produção regional, nacional e internacional.

Comunicação/UFOPA

16/6/2014