Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho Iniciação à Docência realiza seminário integrador

Iniciação à Docência realiza seminário integrador

Foto: Talita Baena, 26/6/2014

Bolsistas de iniciação científica, professores, supervisores das escolas e coordenadores de área de 10 subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFOPA) participaram nesta quinta-feira, 26, da cerimônia de abertura do IV Seminário Integrador dos Subprojetos PIBID/UFOPA, sob o tema “Educação pela pesquisa: da formação inicial de professores à sala de aula da Educação Básica”.

O Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/Ulbra), que possui dois subprojetos do PIBID – o de Pedagogia e de Educação Física –, também participou do seminário, que objetiva a troca de experiências ocorridas durante as atividades realizadas no primeiro semestre de 2014.

Também participou da cerimônia um grupo de 11 alunos na Escola Estadual Álvaro Adolfo, cantando a canção “Thousand Years” de Christina Perry, acompanhados de guitarra e teclado. Esses alunos e outros 40 estudantes fazem parte de um projeto que ensina inglês por meio da obra de William Shakespeare. “Nós trabalhamos com o teatro shakespeareano para o ensino de inglês na escola pública, e dentro desse projeto, nós desenvolvemos o “Drama Club”, que tem, como objetivo principal, fazer com que os alunos aprendam de uma maneira mais dinâmica, através do teatro, da música, e também de poemas, poesias. Aprendendo inglês, dessa maneira mais criativa, eles acabam participando ativamente, procurando as músicas e construindo os roteiros com base na obra de Shakespeare”, explica a bolsista e aluna da UFOPA, Silvia Corrêa.

Pensar a sala de aula e o desafio de pesquisar as práticas em sala de aula também foi temática abordada na palestra proferida pela Profa. Dra. Ednéa Carvalho, coordenadora do PIBID do curso de licenciatura em Geografia. Já no período da tarde, a programação do seminário seguiu com apresentação de trabalhos, e no dia 27, com minicursos voltados à formação de professores. “Nós fizemos uma programação muito interessante, com grupos de áreas diferentes, distribuídos em 7 salas e debatendo as atividades desenvolvidas durante o semestre”, informa a coordenadora de Gestão, Profa. Dra. Aldenize Xavier.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

27/6/2014