Reitoria e técnicos da UFOPA debatem jornada de 30 horas
A Reitoria da UFOPA reuniu-se na última sexta, dia 6, com técnicos administrativos da Universidade, que estão em greve. A principal pauta do encontro, realizado no Câmpus Amazônia, foi a flexibilização da jornada de trabalho, com redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais.
A reunião contou com a presença da reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Isaura Pereira, e de aproximadamente 200 técnicos da Universidade, que debateram sobre as mudanças feitas pela Reitoria na minuta sobre o tema elaborada pela Comissão de Ajuste de Jornada de Trabalho.
No encontro, ficou decidido que, para analisar a possibilidade da redução da jornada de trabalho, será formada uma Comissão de Flexibilização e Ajustes da Jornada de Trabalho (CFAJ), constituída por três representantes de cada uma das categorias da Universidade. Docentes, discentes e técnicos irão escolher seus representantes.
A reitora afirmou que qualquer mudança só poderá ser implementada após a consolidação do Regimento Interno da UFOPA. “Acredito que o processo de flexibilização está amadurecido tanto pelos técnicos quanto pela Reitoria. No geral, precisamos preparar a Universidade para essa nova dinâmica. Seremos responsáveis e transparentes nesse processo”, assegurou a Profa. Raimunda Monteiro.
Os técnicos administrativos da UFOPA optaram por discutir sobre as mudanças propostas pela Reitoria, na minuta, numa reunião marcada pelo Comando Local de Greve para o dia 9 de junho, às 15h.
Sobre a política de valorização dos servidores, a pró-reitora de Gestão de Pessoas sugeriu a criação de uma comissão para debater essa questão e também apresentou a proposta de mestrado profissionalizante para os técnicos da Universidade. A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida ainda trouxe para o encontro a ideia de realização de mesa-redonda e rodas de conversa para ampliar a temática.
Tatiana Mota – Comunicação/UFOPA
9/6/2014