Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho UFOPA deverá conduzir estudos sobre impactos da mineração no Tapajós

UFOPA deverá conduzir estudos sobre impactos da mineração no Tapajós

UFOPA deverá conduzir estudos sobre impactos da mineração no Tapajós

Reunião da Reitoria com Seicom/PA - Foto: Jussara Kishi 10/6/2014

A UFOPA está recebendo a visita nesta terça-feira, 10 de junho, de representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (SEICOM), o geólogo José Maria do Nascimento Pastana. Em reunião com a reitora Raimunda Monteiro e com representantes das unidades acadêmicas da UFOPA, durante a manhã, foram discutidos ajustes para assinatura de um convênio entre a Secretaria e a Universidade para a realização de pesquisa e elaboração de estudos sobre a viabilidade ambiental da mineração no Rio Tapajós.

A discussões sobre a contratação da UFOPA para realização do estudo foram iniciadas em 2013, por iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com vistas ao licenciamento para a operação das cerca de 60 balsas de mineração que extraem ouro e diamantes do leito do Rio Tapajós, acima de Itaituba. O trabalho deverá ser desenvolvido por dois anos e os recursos serão provenientes da SEICOM, através da Taxa Mineral.

“O estudo que a UFOPA deve realizar envolve pesquisadores das diversas áreas de conhecimento para se ter uma dimensão ambiental, social e econômica do impacto dessa atividade no leito do Tapajós, uma análise integrada. O trabalho que estamos realizando hoje é detalhar as condições em que a universidade vai realizar esses estudos”, explica a reitora.

Participaram da reunião o diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Prof. Rodolfo Maduro Almeida; a diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Profa. Elaine Pacheco de Oliveira; a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Profa. Marlene Escher; o diretor do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Prof. Andrei Morais; o Prof. Bernhard Perehovich (IEG); e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), Prof. Keid Nolan Sousa.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

10/6/2014