Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio UFOPA recebe visita do presidente da Enactus Brasil

UFOPA recebe visita do presidente da Enactus Brasil

A Administração Superior da UFOPA reuniu-se nesta segunda-feira, 26, com representantes da direção nacional da organização não governamental Enactus. A entidade global, presente em 36 países, reúne estudantes universitários, acadêmicos e líderes de negócios comprometidos com ações empreendedoras junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social, com apoio de diversas empresas. Na UFOPA, o time Enactus foi criado há pouco mais de um ano e obteve destaque nacional com projetos como o Mapinguari, que busca garantir a qualidade na produção e na comercialização dos alimentos vendidos pelos donos de barracas da Vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), através do selo “Consumo Protegido”.

Na ocasião, a reitora Raimunda Monteiro apresentou a Universidade ao presidente da Enactus Brasil, Kleber Marins De Paulo, e à gerente de Programa, Paula Parra de Oliveira. “O empreendedorismo universitário vem sendo e continuará sendo muito estimulado na nossa gestão como forma de promover a inovação, a geração de novas tecnologias e também benefícios sociais advindos do conhecimento gerado na universidade”, afirma a reitora.

Kleber De Paulo fez uma apresentação sobre a organização, que hoje envolve mais de 1.600 universidades e 66 mil estudantes no mundo. No Brasil, o Pará é o terceiro estado com mais estudantes ativos no programa. “A Enactus é uma fábrica do bem, uma oportunidade de o aluno sair do status quo de uma classe fechada e ir para a prática; de entender, por experiência, aquilo que ele poderia aprender só depois de formado”.

O Time Enactus UFOPA surgiu em abril de 2013, a partir do projeto Regar Amazônia, que auxilia catadores de lixo da comunidade de Perema. Em julho do mesmo ano, a equipe foi escolhida como revelação no Campeonato Nacional da Enactus. Hoje, o time conta com mais de 40 integrantes e desenvolve cinco projetos: “Nós temos o Manipirão, que é um projeto na comunidade de Boa Esperança que trabalha com agricultura famíliar; o projeto Nutrilife, que vai atuar com as mães das crianças da creche Seara; o Regar Amazônia; o Mapinguari; e o Sabão Borari, que é um subprojeto do Mapinguari em Alter do Chão, que vai transformar o óleo usado nas bananas chips em sabão para as mulheres usarem na produção e também para possível venda”, explica o presidente do Time UFOPA, o aluno Caio Moura.

“O Enactus UFOPA é um time que surpreende a cada dia, no sentido de ter sempre novidades positivas, e tudo isso graças ao suporte da universidade. Somos um agente catalisador de uma atuação positiva: os alunos querem fazer a diferença, a universidade quer fazer acontecer, as comunidades precisam de apoio e as empresas querem ajudar”, afirma o presidente da Enactus Brasil.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Administração, João Ricardo Gama; o pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão, Thiago Vieira; o diretor de Assistência Estudantil, Tarcísio Maia; o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Jarsen Guimarães; a representante da diretoria do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Kelly Castro; e membros da diretoria do Time Enactus UFOPA: Suelen Belo, Ádrea Sampaio, Bárbara Marinho, Iara Lina e Milly Pontes.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

26/5/2014