Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Calouros 2014 recebem orientação e participam da I Gincana de Integração

Calouros 2014 recebem orientação e participam da I Gincana de Integração

Profa. Iracenir dos Santos orienta novos alunos

Alunos ingressantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) do ano de 2014 participam de uma vasta programação até a próxima sexta-feira, 28 de março. A Aula Magna, com o tema “Integração da região Amazônica: perspectivas e realidades”, ocorreu na noite do dia 24, no auditório do Câmpus Tapajós. Já no dia 25, os estudantes receberam orientação acadêmica ao longo dos três turnos – manhã, tarde e noite –, no auditório do Anexo do Câmpus Amazônia, sob coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN).

O pró-reitor Carlos Machado relatou um breve histórico da Universidade e explicou aos alunos sobre as etapas do percurso acadêmico da instituição. O diretor de Ensino, César Andrade, esclareceu sobre temas como aproveitamento acadêmico, estágios e programas institucionais oferecidos pela UFOPA. Já o diretor do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Prof. Andrei Morais, falou sobre a importância da formação interdisciplinar ofertada pelo CFI a todos os ingressantes.

I Gincana de Integração Acadêmica

A Semana de Integração de 2014 conta, ainda, com uma novidade: a I Gincana de Integração Acadêmica, coordenada pelo Programa de Educação Tutorial – PET/CFI Conexões: Comunidades do Campo. A Gincana, que segue até o dia 28, será disputada por equipes de alunos e será composta de três provas: uma campanha de arrecadação de livros, materiais didáticos e gibis, que serão doados a uma escola da zona rural sugerida pelos alunos; uma campanha de arrecadação de material de higiene pessoal e de limpeza, destinada ao Asilo São Vicente de Paulo; e uma campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Segundo a tutora do PET, Profa. Iracenir dos Santos, a ideia é integrar os calouros à universidade, seguindo os princípios do programa. “A gente quer proporcionar um momento de integração aos estudantes que estão chegando a uma nova instituição, muitos deles a uma nova cidade, com atividades de cidadania, para que eles se sintam acolhidos. Tanto nossos estudantes quanto outras pessoas podem participar. A gente espera arrecadar uma boa quantidade de material e fazer essa doação para a escola, para o asilo e para o Hemopa”.

“Foi uma ideia do PET organizar essa gincana, que é uma atividade lúdica, muito bem-vinda numa ocasião como essa de congraçamento, de reunião de novos colegas. É muito exitoso para nossa universidade receber os novos estudantes com essa festa”, afirmou o pró-reitor Carlos Machado.

No dia 28, às 19h, no auditório do Prédio Anexo do Câmpus Amazônia, haverá uma cerimônia de premiação à equipe que obtiver a maior pontuação nas provas.

Para a caloura de Agronomia Ana Isabel de Lima, o evento promovido pela UFOPA traz uma proposta diferente de outras instituições. “Achei a programação muito interessante, principalmente pela questão da arrecadação e das doações, e por promover essa integração desde o início. Estava acostumada a semanas de integração bem diferentes”, diz a estudante, que já possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

25/3/2014