Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março PNAIC promove mostra de ações em alfabetização

PNAIC promove mostra de ações em alfabetização

Prof. Dr. Luiz Percival Britto e participantes do II ALFA-PA - Foto: Milly Pontes

Um espaço cheio de livros, jogos, experiências, criatividade e ideias lúdicas. Era esse o clima do Câmpus Rondon na tarde desta quinta-feira, dia 27. A exposição “Ações Exitosas em Alfabetização” fez parte da programação do II Seminário de Alfabetização do Oeste do Pará, realizado pela UFOPA, com o objetivo de mostrar as atividades pedagógicas e a troca de práticas e saberes educacionais entre os 21 municípios da região integrantes do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Segundo o coordenador do Pacto na região, Prof. Dr. Luiz Percival Britto, a UFOPA coordena as ações dos 21 municípios no Oeste do Pará, bem como a formação dos professores, que se transformam em multiplicadores do projeto em cada comunidade, e faz o acompanhamento do Pacto pela Alfabetização ao longo do seu desenvolvimento.

Para Karla, Marilene, Juliana e Érica, responsáveis pelo projeto no município de Novo Progresso, a exposição é um momento de compartilhar experiências de aprendizado. “O impacto dessas práticas é muito positivo. O processo de alfabetização melhorou muito em Novo Progresso, os alunos estão mais envolvidos e participativos”, relata Érica.  No município de Mojuí dos Campos, a pedagoga Rosemary confirma que é significativo o avanço da Educação na região e completa que “os estudantes estão envolvidos com atividades de oralidade, leitura, produção textual, entre outros”.

Os itens exibidos no Seminário são de 2013 e fazem parte da formação inicial de 2014, que será dividida em oito etapas, duas a serem realizadas na sede da UFOPA e outras seis nos polos municipais.

Sobre o Pacto - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão, mobilização e controle social.

Confira mais imagens da exposição.

Comunicação/UFOPA

28/3/2014