Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março UFOPA e Aces definem ações de cooperação

UFOPA e Aces definem ações de cooperação

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Monteiro, participou nesta quinta-feira, 27, de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) para discutir possibilidades de cooperação entre as duas instituições, visando uma aproximação entre empresas locais e a Universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico regional.

“Estamos vivendo um momento de integração da nossa região ao resto do país, uma integração de fato. Participamos disso ao oferecer cursos que fomentam o desenvolvimento das vocações regionais, formando profissionais que possam atender às demandas que surgirão com a expansão de nossas cidades”, avaliou a reitora.

A questão da expansão urbana também foi ressaltada pelo presidente da ACES, Alberto Oliveira. “Temos que estar preparados para participar desse desenvolvimento. A população de Santarém e região tem que se beneficiar desse crescimento”, destacou Oliveira.

Uma das questões definidas no encontro foi a implantação de um acordo de cooperação técnica UFOPA-Aces, que servirá para desenvolver, dentre outras ações, iniciativas para a capacitação de fornecedores locais, qualificando empresas regionais para participar de licitações e pregões da Universidade. “Ainda dentro desse acordo, poderemos viabilizar uma política de estágios, para alocar alunos da Universidade em diversas empresas da cidade”, destacou o pró-reitor de Administração da UFOPA, Prof. Dr. João Ricardo Gama.

A Universidade também pautou com os empresários o fomento à indústria da cerâmica vermelha na cidade, com o objetivo de instalar em Santarém um polo produtor desse segmento. A UFOPA ainda ficou responsável por contribuir com a sociedade através da disponibilização de indicadores socioeconômicos a respeito de Santarém, através de pesquisas elaboradas pelo Observatório de Economia da Amazônia.

A reitora aproveitou a oportunidade para apresentar aos empresários alguns dos projetos desenvolvidos pela Universidade nas áreas da hortifruticultura, produção de alevinos, produção de sêmen bubalino e bovino, tecnologia em informática, incubadoras de empresas, comercialização de resíduos de madeira na produção de móveis, e essências de madeira.

Também participaram da reunião o diretor do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, Prof. Dr. Wagner Sacco, e a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Darenice Dantas.

Comunicação/UFOPA

28/3/2014