Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Aberta I Semana de Ciência e Tecnologia na UFOPA

Aberta I Semana de Ciência e Tecnologia na UFOPA

A abertura da I Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém, realizada na manhã desta terça-feira, 25, no Câmpus Tapajós, da UFOPA, trouxe informações motivadoras aos participantes. Vários projetos, uns já criados e outros que estão em processo de criação, foram anunciados pela reitora da instituição, Profa. Raimunda Monteiro. São iniciativas que visam a fortalecer a ideia de desenvolvimento regional e a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

Para fortalecer os objetivos que motivaram a realização do seminário, como a qualidade da formação profissional e as atuais tendências exigidas pelo mercado, a UFOPA criou a Agência de Inovação Tecnológica, que irá abrigar as políticas oriundas do Ministério da Ciência e Tecnologia e que são destinadas às universidades. A agência irá trabalhar no fomento da produção tecnológica.

A legalização da fundação da Universidade, que permite a relação do setor privado com a universidade, é outro investimento que está sendo buscado. De acordo com a reitora, Raimunda Monteiro, “será mais um instrumento de captação de recursos para projetos que não podem ser executados por vias diretas da universidade. Com certeza, a empresa júnior terá bastante independência com esta fundação”. A previsão para finalizar o processo de legalização, segundo a reitora, é o segundo semestre de 2015.

Outro projeto é a implantação de uma agência de desenvolvimento para os alunos da universidade exercitarem consultorias para o planejamento público e privado. Para que a agência se torne viável, deverá ser criado um escritório de projetos, para que a universidade preste os serviços nas áreas de capacitação e consultoria, além do fomento às pesquisas voltadas aos setores produtivos e aos entes públicos. O projeto será apresentado na próxima semana, ao BNDES e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Para Raimunda Monteiro, a iniciativa de um seminário para debater a Ciência e Tecnologia de Santarém é visto pela Reitoria da UFOPA como a expressão perfeita da extensão universitária. “É com essa visão de fortalecer a área que estamos buscando essas parcerias. Estamos em uma iniciativa de discussão do futuro dos profissionais. O evento foi pautado de forma inteligente, porque essa é a tendência nos grandes centros”.

Para o diretor de interiorização, Lázaro Silva “o seminário é uma semente e veremos que daqui a alguns anos irá se transformar em uma árvore frondosa. Hoje, a dimensão é local e daqui a um tempo a dimensão será internacional”.

Segundo Georgios Ninos, coordenador geral do evento, “o seminário foi pautado na preocupação com o futuro dos acadêmicos e a inserção no mercado de trabalho. Profissionais com experiência irão nos orientar como iremos proceder nesse cenário”.

Sobre o evento – A I Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém é destinada a alunos de cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes, além de profissionais das áreas de Ciência e Tecnologia atuantes na região. A promoção é da Chronos Consultoria Tecnológica Júnior, empresa formada por estudantes das áreas de Ciência e Tecnologia da UFOPA.

A palestra de abertura foi do professor Lázaro Silva, da UFOPA, com o tema: “Engenheiro do Século XXI: Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Regional”, no auditório do Câmpus Tapajós. Durante a tarde desta terça-feira, irão ocorrer os workshops “Introdução ao Cloud Computing” e “Terminei a universidade! E agora, Sebrae?”. O local será o Miniauditório 2 do ICTA, anexo ao Câmpus Amazônia, nos horários das 16 às 18 horas  e das 18h30 às 21h30, respectivamente.

Amanhã, 26, serão realizados os minicursos, das 8 às 12 horas e das 14 às 18h. O local será o Câmpus Rondon. Na quinta-feira, 27, será a vez das palestras com abordagem de diversos temas, como as perspectivas do mercado de mineração regional; a formação profissional e as necessidades do mercado de trabalho; apropriação dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável; entre outros.

O último dia do seminário será na sexta-feira, 28, com palestras, workshop e festa de encerramento.

Albanira Coelho – Comunicação/UFOPA

25/11/2014