Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Ciclo Criativo promove a cultura como ferramenta para o desenvolvimento

Ciclo Criativo promove a cultura como ferramenta para o desenvolvimento

Ciclo Criativo promove a cultura como ferramenta para o desenvolvimento

Foto: Divulgação

Disseminar o conceito de soft power. Foi esse o mote da palestra de abertura do “Ciclo Criativo: Diálogos e reflexões para o desenvolvimento da Economia Criativa no Pará”, promovido pela Incubadora Pará Criativo e realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), na última sexta-feira, 8 de novembro, evento que reuniu artistas, empreendedores culturais, o gerente adjunto do Sebrae do Baixo Amazona, Randolfo Veiga, além de representantes do poder público. O Ciclo Criativo é um projeto do Ministério da Cultura em parceria com o Governo do Estado do Pará (MINC/PA).

A palestra de abertura “Soft Power - a força do empreendedor criativo na Amazônia”, proferida pelo jornalista e produtor cultural Elielton Amador, chamou a atenção para a força “branda“ que a cultura tem para persuadir e contribuir para o desenvolvimento, a partir do conceito de economia criativa. A economia criativa consiste na “gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas” envolvendo artistas, produtores culturais, gestores públicos e privados, estudantes e sociedade civil. Em seguida, o representante do Ministério da Cultura em Santarém e a produtora cultura Gláfira Lobo fizeram suas exposições. No período da tarde, artistas e artesãos santarenos fizeram uma exposição de empreendedorismo criativo no Oeste do Pará.

Em Santarém, o Ciclo abre uma agenda de debates a serem realizados nas cidades de Cachoeira do Arari (14/11), Marabá (22/11), Bragança (27/11) e Belém (4 e 5/12). Essas cidades representam as quatro mesorregiões do estado.

Durante um mês serão realizadas palestras, mostras e ações formativas nas diferentes mesorregiões do Pará com a participação de instituições públicas e privadas empreendedoras, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, com o objetivo de dialogar e entender o empreendedorismo criativo, e assim definir diretrizes para o desenvolvimento da Economia Criativa do Pará.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

10/11/2014