Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Eleições na UFOPA: comunidade acadêmica escolhe representantes

Eleições na UFOPA: comunidade acadêmica escolhe representantes

Foto: Talita Baena, Comunicação/UFOPA

Estudantes, técnicos administrativos e docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará participam nesta sexta-feira, 28, de eleição para as 24 vagas nos Conselhos Superiores Consepe e Consad, que compõem o Conselho Universitário da Universidade, e também para a direção de 5 das 7 unidades acadêmicas da Universidade: IBEF, ICED, ICS, ICTA e ISCO.

Somente duas das unidades, o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), tiveram a votação para a escolha dos seus diretores e vices adiada. No entanto, a votação para escolha dos representantes de categorias para os Conselhos Superiores está ocorrendo normalmente nessas duas unidades acadêmicas ao longo desta sexta, 28.

Eloane Picanço, uma das discentes que compareceram às urnas para a escolha da nova direção do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), acredita que a eleição para o cargo de direção nos institutos é “um momento importante para a democracia dentro da Universidade”. Eloane Picanço é estudante da Formação II do curso de Antropologia. “Desejo que a gente consiga eleger uma pessoa para que depois nós possamos pedir nossos direitos”, espera.

Para o técnico administrativo José Cláudio dos Reis Júnior, o momento é de reorganização. “É um momento de reestruturação, de mudança. Uma tentativa de adequação ao que a maioria acredita que seja o melhor para a Universidade. E isso vai definir decisões importantes para Universidade”, ressalta José Claudio, engenheiro sanitarista da Diretoria de Meio Ambiente. Já na opinião de Ester Castro, assistente em administração, a eleição é um momento de participação dos rumos da UFOPA, mas também de “valorização do trabalho da própria instituição”, comenta.

Horário - A votação de hoje vai até as 21h, nas seções distribuídas pelos câmpus. São elas: Câmpus Rondon (sala HA1, 1º Andar), Campus Tapajós (sala 103) e Câmpus Amazônia (sala 106, 1º andar, ao lado do Consun). O eleitor deverá votar no câmpus onde funciona a sede do seu instituto ou setor ao qual está vinculado. Cada eleitor só poderá votar uma única vez, mesmo que pertença a duas categorias funcionais.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

28/11/2014