Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Encontro “Diálogos Indígenas” reforça igualdade racial no Brasil

Encontro “Diálogos Indígenas” reforça igualdade racial no Brasil

A segunda versão do encontro “Diálogos Indígenas”, realizada na sexta, 28, no Câmpus Rondon da UFOPA, pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) da instituição, contou com a participação de dezenas de estudantes da instituição e de outras universidades. O palestrante, Gersem Baniwa lembrou da necessidade de criar um projeto que reforce a igualdade social, com exclusão do racismo e da discriminação, segundo ele, ainda muito presente no Brasil. “Devemos nos voltar para termos uma sociedade do diálogo intercultural, da tolerância e da coexistência solidária e justa. Ainda é muito forte, em nosso país, esse processo de exclusão”.

Baniwa garante que um dos pontos mais interessantes da busca pela igualdade foi a criação de cotas para negros nas universidades. Segundo ele, um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aponta que os cotistas se esforçam mais para se manterem nos cursos e conseguem rendimento superior à média da nota exigida pelo MEC (Ministério da Educação). “A nota sete vem sendo mantida, o que significa que em nada foi perdido com a abertura das cotas, pelo contrário, só enriqueceram a diversidade cultural, agora melhor ainda com a abertura de cotas para indígenas”.

Outro tema debatido no encontro, foi a possibilidade de se criar sistemas de cotas nos cursos de pós-graduações para alunos indígenas, “mas isso é algo para o futuro, espero que próximo, porque haverá necessidade do indígena avançar com sua qualificação”.

A Reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro assegurou que a possibilidade de abertura de cotas nos cursos de pós-graduação deverá entrar na pauta de debates da instituição, a partir de 2015. “A UFOPA deu um passo significativo, este ano, com a garantia de cota para indígenas em todos os seus cursos e com a possibilidade de criar um mecanismo para que o próprio indígena ajude a formatar o modelo do curso de acordo com as suas necessidades”.

Para a estudante do curso de Pedagogia, da UFOPA, Regina Sá, debates com temas desta natureza são relevantes, não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade de modo geral. “Tem gente que pensa que o sistema de cota trata-se de um privilégio, sem conhecer sua essência. Eventos como esses, nos tiram as dúvidas e nos levam a pensar de forma correta”.

Primeiro encontro

O primeiro encontro da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) da UFOPA promove, por meio de sua Diretoria de Ações Afirmativas, foi realizado no dia, 12 de agosto deste ano. Neste primeiro encontro, foi discutida a realidade dos povos indígenas, seus desafios e perspectivas para o futuro.

A palestra foi do doutor em Educação pela Universidade de São Paulo Daniel Munduruku, no auditório Wilson Fonseca, no Câmpus Rondon.

Albanira Coelho - Comunicação/UFOPA

2/12/2014