Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Seminário discute ingresso de estudantes indígenas na UFOPA

Seminário discute ingresso de estudantes indígenas na UFOPA

Foto: Talita Baena

Estudantes, lideranças indígenas e professores do ensino modular indígena e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) participaram, nesta segunda-feira, 24, do Seminário do Processo Seletivo Especial Indígena, que reuniu caciques e indígenas de aldeias localizadas na região dos rios Tapajós e Arapiuns, com objetivo de discutir o ingresso dessas populações à Universidade. O encontro ocorreu no auditório Wilson Fonseca, do Câmpus Rondon, em Santarém, e contou com a presença do vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof. Dra. Fátima Lima; o diretor de Ações Afirmativas, Prof. Dr. Florêncio Vaz.

Diferente dos anos anteriores, o seminário ocorreu também nos municípios de Jacareacanga e Oriximiná, com participação dos indígenas do alto Tapajós. “Nosso objetivo é ouvir os líderes das aldeias indígenas, das organizações indígenas, a respeito de como eles querem o acesso à UFOPA, quais as questões que eles estão colocando para o ensino superior que atenda às reivindicações que atendam as necessidades dessas comunidades indígenas”, informou o diretor de Ações Afirmativas, Florêncio Vaz.

Desafios da educação indígena

Nesta terceira edição do seminário, a forma de seleção do candidato indígena; a permanência dele no ensino superior; os desafios da aprendizagem e da aquisição do conhecimento em uma língua não indígena foram algumas das questões levantadas pelos estudantes e lideranças indígenas, na ocasião. “A maior dificuldade é a questão da adaptação à nova realidade. A dificuldade de comunicação com os bilíngues, entender e compreender, de fato, essa linguagem científica que não faz parte do nosso cotidiano. Além disso, o modo em que a universidade traz o indígena para a cidade, de certa forma, vem contribuído para a perda das vinculações culturais que poderiam ser fortalecidas. Isso é uma das coisas que mais nos afetam, pois de certa forma, vem enfraquecendo as relações culturais, tradicionais que temos com a aldeia e com o povo, nos dando uma visão muito ocidental, desse modo capitalista de ser”, destacou João Tapajós, estudante do curso de antropologia da UFOPA, representante do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns.

Seleção – Desde 2011, a UFOPA realiza processo seletivo especial voltado a populações indígenas do Oeste do Pará. Ao todo, são 165 estudantes indígenas cursando cursos como antropologia e pedagogia na Universidade. Para este ano, as 65 vagas serão destinadas ao PSE Indígena, e 65 vagas serão destinadas a candidatos quilombolas.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

27/11/2014