Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA firma parceria com MINC e promove curso de Gestão Cultural

UFOPA firma parceria com MINC e promove curso de Gestão Cultural

Raimunda Monteiro com Bernardo Novais e Telma Olivieri, do MinC.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, assinou no último dia 11 de novembro, em Brasília (DF), um termo de cooperação com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Ministério da Cultura (MinC), para a realização do curso de extensão e aperfeiçoamento em Gestão Cultural em Santarém (PA), onde está localizada a sede da UFOPA.

O convênio, no valor de quase R$ 340 mil, tem como objetivo capacitar gestores públicos, técnicos e conselheiros municipais de cultura, bem como agentes culturais de 20 municípios da região Oeste do Pará que, prioritariamente, já tenham aderido ao Sistema Nacional de Cultura. Serão destinadas duas vagas para cada município. “Esses agentes culturais desenvolverão competências e habilidades voltadas para o acesso às políticas de cultura, valorização da cultura regional e local e consolidação do Sistema Nacional de Cultura na região”, enfatiza a reitora da UFOPA. Para ela, a Universidade ganha, ainda, em articulação regional. “Estreitaremos as relações com os municípios da nossa área de abrangência e poderemos avaliar parcerias na área cultural. Todo o Oeste do Pará sairá ganhando”, avalia.

O edital deve ser lançado ainda em novembro deste ano e as aulas deverão ter início no primeiro semestre de 2015. O curso será ofertado na modalidade presencial, com carga horária total de 120 horas. As aulas serão alicerçadas em três eixos temáticos: Políticas Públicas e Cultura; Cultura, Diversidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Planejamento e Gestão Pública da Cultura.

“Antes de tudo, esse curso é um incentivo para que os gestores públicos da área cultural se cadastrem no Sistema Nacional de Cultura. Participando do Sistema e do curso, eles serão capacitados para ter acesso aos benefícios do Plano Nacional de Cultura, válido até 2020”, explica a diretora de Cultura da UFOPA, Profa. Deize Carneiro. A capacitação será desenvolvida por uma equipe de educadores com atuação em pesquisa, ensino e extensão e experiência na área cultural. O curso terá como resultado final a elaboração do diagnóstico cultural de cada município participante, fortalecendo, assim, o Sistema Nacional de Cultura na região.

A realização do curso coincide com o momento de discussão sobre a Política Cultural da UFOPA, baseada nos princípios e nas 53 metas do Plano Nacional de Cultura. “Queremos ouvir toda a sociedade para reunir contribuições para nossa política cultural e essa será uma excelente oportunidade para dialogarmos com os municípios da nossa região. Essa troca é muito importante, porque traz a cultura tradicional para dentro da Instituição”, destaca Deize Carneiro.

Confira o extrato do termo de cooperação publicado no Diário Oficial.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

12/11/2014