Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA lança curso para Conselheiros Municipais de Educação no Oeste do Pará

UFOPA lança curso para Conselheiros Municipais de Educação no Oeste do Pará

Profa. Tânia Brasileiro, durante lançamento do curso em Santarém. Foto: Renata Dantas

A região Oeste do Pará recebe, pela primeira vez, um curso do Programa de Formação Continuada de Conselheiros Municipais (Pró-Conselho), desenvolvido pelo Governo Federal, através da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Na região, o programa tem a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), sob a coordenação da Profa. Tânia Brasileiro, e também da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) dos Estados do Pará, Amapá e Rondônia.

O curso foi lançado em Santarém na última sexta-feira, dia 21 de novembro, no auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA. Durante a cerimônia, Tânia Brasileiro destacou a importância do papel dos conselheiros municipais de educação para a melhoria da qualidade da educação no País. “Eles fiscalizam a qualidade do desenvolvimento da educação, são responsáveis pela transformação social que queremos, porque a mudança efetiva que sonhamos para a educação no país vem de quem está na ponta, com a mão na massa. A importância desses conselheiros é ainda maior agora, com a recente aprovação do Plano Nacional de Educação e suas metas, porque eles terão participação fundamental na criação dos planos de educação de seus municípios”.

Dos 23 municípios que compõem o Oeste paraense, 13 estão representados no curso, através da inscrição de mais de 75 conselheiros municipais ou técnicos de secretarias de educação, no caso de cidades que ainda não possuem o Conselho estruturado.  Além do polo em Santarém, o programa também está sendo instalado no Amapá, atendendo a todos os 16 municípios do estado. O lançamento no polo Macapá será no dia 24 de novembro. A UFOPA também deu início à implantação do programa em Rondônia, onde, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), serão atendidos mais de 20 dos 53 municípios estaduais.

“Aceitamos o desafio que o MEC nos propôs, justamente por sermos a universidade da integração amazônica, então buscamos potencializar esse papel de integração social que a UFOPA carrega em sua essência, desde a criação”, destacou a coordenadora.

Após apresentar a metodologia e o formato do curso para os presentes, Tânia Brasileiro compôs uma mesa-redonda para debater a gestão democrática da educação, juntamente com o vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, e o professor convidado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Luiz Bezerra Neto.

Sobre o curso – O curso será desenvolvido à distância, através da plataforma MOODLE. Ao longo de seis meses, estão programados três encontros presenciais. Com a oferta de 180 horas aula, o curso terá validade de uma pós-graduação lato sensu, tipo aperfeiçoamento, para aqueles alunos que já possuem o ensino superior completo. Para os que têm nível médio, valerá como curso de extensão.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

24/11/2014