Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA participa de Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia da Amazônia

UFOPA participa de Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia da Amazônia

UFOPA participa de Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia da Amazônia

Equipe da UFOPA no espaço da Universidade durante ITT Amazônia.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, participa, desde terça, 2 de dezembro, do I Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental – ITT Amazônia, que está sendo realizado em Belém. Promovido pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (RedeNamor), o encontro promove atividades ligadas à inovação, empreendedorismo e produção científico-tecnológica.

Durante o ITT Amazônia, três momentos ocorrem simultaneamente: mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais; a Vitrine Tecnológica, para apresentação das tecnologias desenvolvidas para transferência à sociedade; e a Rodada de Negócios, sobre tecnologias e serviços tecnológicos. O encontro, que se encerra nesta quarta, 3, é destinado a empresas, gestores de inovação, pesquisadores e à sociedade em geral. O objetivo é apresentar à sociedade os resultados de pesquisas científicas geradas nas instituições de ciência e tecnologia amazônicas e promover a transferência dessas tecnologias às empresas e organizações nacionais.

Além de participar da solenidade de abertura do evento, dia 2, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, integrou uma mesa-redonda que reuniu BNDES, Basa, Finep e Instituto Senai de Inovação, em torno do tema "Financiamento de Inovação na Amazônia". Na ocasião, o Basa sinalizou, para 2015, um edital na área de pesquisa e inovação para as instituições de ensino e pesquisa com sede na Amazônia, no valor de R$ 3 milhões. Também representam a UFOPA no evento o professor João Ricardo Gama, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e os servidores Marcelo Vasconcelos e Luís Paulo Assis, da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Universidade.

Inovações da UFOPA em destaque – A “Vitrine Tecnológica” é um espaço de apresentação de tecnologias desenvolvidas na região, disponíveis para transferência à sociedade, com o objetivo de atrair parcerias comerciais e estratégicas. As 12 instituições membros da Rede Namor, dentre elas a UFOPA, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Embrapa Amazônia Oriental, apresentam produtos e serviços tecnológicos, que formam um portfólio de soluções inovadoras que podem ser aplicadas na sociedade, no setor produtivo ou em comunidades e organizações sociais.

Dentre os projetos apresentados, destaca-se a pesquisa desenvolvida pelos professores da UFOPA Renato Ribeiro e João Ricardo Gama. “A UFOPA integra a Rede Namor, vinculada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, e está participando do evento com o projeto de inovação desenvolvido por um ex-aluno e atual professor do Instituto de Biodiversidade e Florestas da UFOPA”, ressalta a reitora da Universidade, Raimunda Monteiro, referindo-se ao professor Renato Ribeiro.

Os professores da UFOPA apresentam no ITT Amazônia os resultados da pesquisa sobre o aproveitamento de galhos no manejo florestal para produção de móveis na Floresta do Tapajós – Flona do Tapajós. Durante dois anos, eles desenvolveram métodos inovadores de quantificação, extração e beneficiamento de madeira nas unidades de produção da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona). A pesquisa concluiu que, a cada 10m³ de madeira em tora, 3,8m³ de resíduos florestais poderiam ser aproveitados para a movelaria. “Nós aumentamos o rendimento das árvores. Além do aproveitamento do tronco, nós passamos a aproveitar os galhos. Com isso, aumentamos o valor agregado da árvore”, afirma o pesquisador João Ricardo.

Eles descobriram que o rendimento do resíduo é 70% superior ao rendimento da tora. Depois de serrada, apenas 30% da madeira da tora são utilizados, enquanto que, no caso dos galhos, esse percentual de aproveitamento chega a 53%.

O benefício da pesquisa também é social, através da geração de empregos. “Só esse processo de aproveitamento de galhada vai gerar em torno de 25 a 30 postos de trabalho na cooperativa. Aumentamos a demanda de mão de obra, que utiliza exclusivamente comunitários da Floresta Nacional do Tapajós”, destaca João.

Rede Namor – Formada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das principais instituições científicas da Amazônia Oriental, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental envolve instituições dos estados do Pará, Amapá e Tocantins. Criada em 2010, a Namor articula seus membros em redes de cooperação que objetivam avanços na área de inovação, especialmente na proteção do conhecimento gerado, e em esforços conjuntos de capacitação de profissionais e na aproximação com empresas e organizações da sociedade para transferência de tecnologias.

Comunicação/UFOPA

3/12/2014