Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro UFOPA realiza primeira Consulta Pública para o Planejamento Institucional

UFOPA realiza primeira Consulta Pública para o Planejamento Institucional

Profa. Raimunda Monteiro, reitora da UFOPA, e o pró-reitor de Planejamento Institucional, Prof. Edson Asano - Foto: Maria Lúcia Morais.

A criação de novos cursos, voltados principalmente para as áreas da Saúde, Educação Básica e Engenharias, foi uma das principais demandas apresentadas pelos participantes durante a Consulta

Na última sexta-feira, 24 de outubro de 2014, ocorreu em Santarém (PA) a primeira Consulta Pública para o Planejamento Institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Promovido pela Administração Superior da UFOPA com o objetivo de recolher contribuições da sociedade civil para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o evento contou com a participação de representantes de associações de classe, sindicatos e órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Esta primeira consulta pública quer recolher contribuições das instituições de Santarém e regiões do entorno, da sociedade civil organizada, sobre o que elas esperam da contribuição da Universidade para a região, considerando a realidade social, econômica, cultural e política da nossa região”, explicou a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, que presidiu a Consulta e fez uma apresentação geral sobre a Universidade para a plateia presente.

Segundo a reitora da UFOPA, as propostas e contribuições apresentadas durante o evento serão aproveitadas no planejamento institucional. "Temos o plano de desenvolvimento institucional, que orienta todas as ações da universidade. Esse planejamento que temos será enriquecido com as contribuições que estamos recebendo hoje", afirmou. Raimunda Monteiro informou ainda que outras consultas externas serão realizadas ainda em novembro em todos os câmpus da UFOPA. “Vamos ter um dia de realização simultâneo em todos os municípios-polos”.

Contribuições - Os diretores dos institutos da UFOPA também participaram do evento, apresentando a estrutura, os cursos e as principais ações de pesquisa e extensão das suas unidades acadêmicas. Após as apresentações, foi aberta a palavra aos membros da plateia, que puderam expor suas contribuições e sugestões para as área de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.

"Esse foi um momento ímpar de participação da sociedade. Temos a chance de a gente aproveitar da expertise da Universidade para o benefício do município como um todo. Como SEMED, temos uma grande oportunidade de contar com a parceria da UFOPA para beneficiar o desenvolvimento da educação em nosso município", afirmou a secretária Municipal de Educação de Santarém, Irene Ercher, que participou da Consulta. "Estamos extremamente agradecidos com a possibilidade de uma instituição federal instalada nesse município estar abrindo suas portas para que possamos colocar as nossas demandas".

Durante sua fala, Irene Ercher sugeriu a criação e oferta de novos cursos de graduação, como Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Inspeção e Secretariado Escolar e para formação de docentes na área de educação escolar indígena. "Gostaríamos muito de contar com a parceria da UFOPA também na intensificação da oferta de PIBID para todos os cursos de licenciatura e informática, para que os projetos sejam executados nas escolas da rede municipal de ensino, além de promoção de cursos de extensão envolvendo escolas municipais e entidades de bairro sobre diversos temas, como plantas medicinais, Estatuto da Criança, entre outros", afirmou a secretária.

O discente Emanuel Siqueira, do curso de Agronomia, também participou da Consulta e destacou, em sua fala, o anseio dos estudantes de Santarém com relação à criação do curso de Medicina na UFOPA. "Venho reforçar a importância de ter o curso de Medicina na UFOPA, porque acho que a UEPA está sobrecarregada e a maioria dos alunos de Santarém sonham em estudar Medicina aqui", afirmou.

Segundo Emanuel, além de Medicina, os jovens da região também sonham com outros cursos de graduação que ainda não são ofertados pela Universidade, como Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Arquitetura, entre outros. "Eles sonham com esses cursos e acreditam na UFOPA por ser uma instituição nova, que está crescendo. Os alunos buscam na UFOPA um meio de ficar na cidade e anseiam por fazer um bom curso, com excelência".

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

27/10/2014