Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Curso de Agronomia da UFOPA é destaque em ranking nacional

Curso de Agronomia da UFOPA é destaque em ranking nacional

Foto: Divulgação

Com quase duzentos alunos, o curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi destaque no Ranking Universitário da Folha 2014 (RUF), método de classificação anual das universidades brasileiras feito pelo jornal Folha de S. Paulo, que é baseado nos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Dos 194 cursos avaliados, o curso de Agronomia da UFOPA ocupa a 28ª posição no ranking geral. Ficou entre os mais bem avaliados do Pará. No quesito "qualidade de ensino", ocupa a 42ª posição nacional. O curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) atingiu o segundo lugar na escala estadual.

O RUF é baseado em análises de indicadores de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. No último ano, UFOPA ampliou a produção científica, internalizou parte do corpo docente, além de ampliar pesquisas e acordos de cooperação técnica com universidades de renome nacional e internacional, entre elas a Unicamp e a Universidade de Aveiro, em Portugal.

Corpo Docente – Para avaliar a qualidade de ensino o RUF leva em conta quatro subindicadores, entre eles os títulos e a dedicação do corpo docente. Em Agronomia, 74% dos docentes possuem título de doutor. Os mestres somam 26%. No total, o curso conta com pouco mais de 30 docentes, incluindo os professores ligados a outros institutos da UFOPA.

Aulas práticas – As aulas práticas são realizados nos laboratórios instalados no Câmpus Tapajós e em cidades no entorno de Santarém, como Belterra e Mojuí dos Campos. Os alunos têm a oportunidade de conhecer e estudar realidades de comunidades situadas na região de Santarém, como, por exemplo, na rodovia estadual Curuá-Una e na vila de Alter do Chão, entre outras, onde vivem populações de pequenos produtores rurais. Estudos também são realizados em cidades com grande importância histórica e cultural, como Monte Alegre. Os alunos também participam de aulas na Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

“Essas aulas ocorrem em períodos que podem variar de quatro horas a três dias. Os estudantes conhecem as realidades regionais, fazem atividades práticas nas áreas de solo, adubação, maquinário agrícola, entre outros assuntos relevantes para seu conhecimento e a sua formação”, completa a coordenadora do curso, Profa. Maria Lita.

As aulas práticas também ocorrem na Fazenda Experimental da Universidade. “Esperamos que a infraestrutura seja melhorada, para que possamos aumentar as atividades ligadas ao curso de Agronomia no local”, afirma a coordenadora.

O curso possui ainda laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas ligadas às áreas de Fitopatologia; Desenho; Solos; Entomologia; Manejo de Ecossistemas Florestais; Sementes; Microscopia; e Fitotecnia, entre outros.

“A maioria dos estágios está sendo realizada na própria Universidade; contudo, a UFOPA mantém parcerias com empresas como Emater, Embrapa, secretarias de Meio Ambiente e a Embrapa, entre outras empresas e órgãos”, conclui Maria Lita.

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012. Na edição de 2014, há dois tipos de avaliação: o ranking de universidades e o de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, centros universitários e faculdades.

De acordo com seu Projeto Político-Pedagógico, o Curso de Agronomia da UFOPA tem como objetivo formar agrônomos com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e a otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, em consonância com os preceitos de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável, inclusive na agricultura familiar.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

17/9/2014