Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia nesta segunda (15)

Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia nesta segunda (15)

Foto: Divulgação

Com o apoio da UFOPA, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) promovem, nos dias 15 e 16 de setembro, em Santarém, a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional. O objetivo do evento é incentivar o comportamento empreendedor, através da disseminação de conhecimentos científicos, práticas inovadoras e experiências envolvendo tecnologias sociais.

abertura do evento será às 18h desta segunda, dia 15, no auditório do Câmpus Tapajós. A Mostra estará aberta ao público das 15h às 21h, nos dias 15 e 16, no auditório anexo do ICTA, no Câmpus Amazônia. Além da reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, estarão presentes à cerimônia de abertura o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Ribeiro; a pró-reitora de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Socorro Chaves; e o diretor da Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental (AmaBrasil), Luís Felipe Moura.

Na programação do evento, totalmente gratuito, estão previstas palestras, oficinas, mesas-redondas e exposições para difundir e popularizar a produção científica e tecnológica na região. A edição de Santarém envolve atividades desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa, como Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Compõem, também, a programação órgãos públicos como Emater, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de diversas organizações não-governamentais (ONG’s) e empresas locais.

“A população de Santarém pode esperar um evento dinâmico, cheio de atrações para todos os gostos. A programação tem o diferencial de agradar desde estudantes, educadores, interessados em novas tecnologias, passando pelo produtor familiar e alcançando até o empresariado e aqueles que sonham em ter seu próprio negócio”, destaca o titular da SECTI, Cláudio Ribeiro.

A Mostra contará com a participação da Rede Paraense de Tecnologias Sociais, que promoverá palestras e demonstrações sobre tecnologias sociais voltadas à agricultura familiar e ao aproveitamento de água das chuvas e dos rios. O Sebrae promoverá atividades voltadas à promoção do ambiente inovador e da cultura empreendedora.

Inovação - Uma novidade da programação é a exibição dos filmes em animação 3D “Guardiões da Biosfera” e “Amigos da Nutrição”, inseridos no videodebate “Faceduc – Cinema para Educação”, ótima oportunidade para as crianças aprenderem se divertindo e para os educadores conhecerem um pouco mais sobre a plataforma educacional Faceduc, rede social criada a partir de uma iniciativa conjunta entre a SECTI e a SEDUC, sob execução da organização AmaBrasil.

A oficina “Programa Mídias Eletrônicas”, coordenada pelo professor Enoque Alves, da UFOPA, e a palestra “Oportunidades e desafios para inovação em Ciência e Tecnologia das águas”, proferida pelo diretor do Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas (ICTA) da UFOPA, Keid Nolan, são atrações destinadas ao público em geral que abordarão educação, tecnologia e inovação.

Empreendedorismo – A Mostra terá estandes exclusivos para apresentação de cases empresariais, atendimento a empresários e futuros empreendedores. Instituições financeiras, como Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil, apresentarão linhas de crédito e programas especiais para o público empreendedor e para o desenvolvimento regional. Além disso, técnicos do Sebrae estarão à disposição do público para ajudar microempreendedores a se formalizar sem burocracia e para orientar as empresas locais a atenderem às exigências do mercado e às dos seus próprios clientes.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, as mostram são importantes para que o Sebrae possa cumprir seu papel como instituição de fomento à adoção de práticas de inovação nos pequenos negócios para que, com isso, eles sejam mais competitivos no mercado.

Gestores de micro e pequenas empresas, empresários individuais, empresas e órgãos da administração pública, alunos e professores de instituições de ciência e tecnologia (ICT) terão a oportunidade de participar de várias palestras e oficinas focadas na temática do empreendedorismo. No dia 15, às 18h, haverá a oficina “Jogos de Negócios”, conduzida pelo consultor da empresa Raleduc Tecnologia e Educação, José Augusto Lacerda. Ainda no primeiro dia, às 19h, haverá a palestra “Economia Criativa”, proferida pela coordenadora de empreendedorismo e inovação do projeto Pará Criativo, Andrea Vieira. No segundo dia (16), Denilson Sizo, consultor do Sebrae, ministrará a palestra “Sustentabilidade para Pequenos Negócios”. Há, ainda, diversas outras atividades para quem se interessa pelo tema.

Inscrições - As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através da página www.semanact.pa.gov.br, clicando no banner "Pré-inscrições gratuitas aqui", na coluna à direita. A programação completa pode ser conferida no momento da inscrição.

Comunicação/UFOPA, com informações da Secti

11/9/2014