Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Projeto vai mapear papel social dos veículos de comunicação em Óbidos

Projeto vai mapear papel social dos veículos de comunicação em Óbidos

Para estar e permanecer bem informada, uma comunidade necessita de que seus comunicadores sejam qualificados no uso das ferramentas de divulgação, que envolvem TV, rádio, jornal impresso e Internet, por meio do aprimoramento dos saberes. Este é um dos argumentos do projeto “Mapeando o Patrimônio Histórico-Cultural e Memória Viva de Óbidos e Circuito Cultural”, cujo plano de trabalho vai abordar o “Mapeamento e Papel Social de Veículos de Comunicação nos Setores de Rádio, Televisão e Internet da Cidade de Óbidos-PA”. O plano de trabalho foi aprovado pelo edital 2/2014-Pibex da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE) e integra o Programa Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (CFI/UFOPA), coordenado pelo Prof. Dr. Itamar Paulino.

“O plano visa estudos e ações que possibilitem o conhecimento dos meios de comunicação em atividade no município de Óbidos e suas características, sendo elas a locução, a fotografia, a manipulação adequada dos equipamentos fotográficos e a redação, envolvendo a linguagem específica de cada um dos veículos, considerando o rico universo cultural deste município, e a qualidade do segmento de comunicação para lidar com a diversidade cultural, como divulgadores”, afirma o coordenador.

Serão desenvolvidas pesquisas e atividades de extensão, como oficinas, minicursos e palestras que abordem a temática da comunicação e cultura, com o objetivo de mapear esses meios de comunicação. “A proposta se justifica pelo valor cultural que os meios de comunicação têm na formação das identidades locais, a partir dos vários segmentos de comunicação, só para citar os mais populares como TV, rádio, Internet e meios impressos”, reforça.

A metodologia está dividida em quatro momentos. Inicialmente será feita uma análise dos meios de comunicação em atividade na cidade. Em seguida haverá uma troca de saberes entre os grupos, onde serão apresentadas as ações. No terceiro momento, serão promovidas ações de extensão de comunicação e cultura voltadas para a democratização da comunicação, e enfim ofertadas palestras, oficinas e minicursos para os gestores, agentes culturais e profissionais da comunicação que atuam nos diversos veículos.

As atividades irão convergir para o IV Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida - FECIMA, que tradicionalmente ocorre durante o mês de julho na cidade. As ações de extensão serão realizadas em parceria com a Coordenação de Comunicação da Universidade.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

7/10/2014