Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA comemora Dia Nacional do Surdo

UFOPA comemora Dia Nacional do Surdo

Foto: Maria Lúcia Morais

Alunos, professores e membros da comunidade surda de Santarém prestigiaram a primeira Mostra da Cultura Surda da UFOPA, evento promovido pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade com o objetivo de valorizar as diferenças culturais, políticas e linguísticas dessa comunidade. Realizada no dia 26 de setembro de 2014, no saguão do Instituto de Ciências da Educação (ICED), o evento também marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Surdo.

Este é o primeiro evento promovido pelo Núcleo, realizado para comemorar o Dia Nacional do Surdo. A ideia principal é apresentar artefatos da cultura surda, para legitimar essa cultura que marca as diferenças linguísticas desses sujeitos”, explica a professora Daiane Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade. “Outro objetivo foi tratar da inclusão dos surdos no ensino superior”.

Durante a Mostra, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer pelo menos três marcadores da cultura surda. No primeiro estande foram expostas bibliografias que legitimam estudos linguísticos no campo da educação de surdos na perspectiva do bilinguismo. No segundo, foram apresentadas produções didáticas para o ensino de língua brasileira de sinais (Libras), elaboradas por acadêmicos da UFOPA e colaboradores da comunidade surda organizada.

Em uma terceira proposta, foram exibidos cerca de 100 vídeos produzidos por surdos do Brasil inteiro e em circulação nas redes sociais. “Esses vídeos mostram a força do movimento político dos surdos no país”, afirma Daiane Pinheiro, que é docente do Programa de Educação e ministra as disciplinas “Libras” e “Fundamentos da Educação Especial” para os cursos de licenciatura da UFOPA.

Inclusão – "Um dos objetivos desse evento é divulgar para outros surdos que a UFOPA já tem intérpretes de Libras e que, por isso, eles também podem estudar aqui", explica o discente surdo Anderson José Araújo dos Reis, um dos idealizadores e colaboradores da Mostra.

Após realização de concurso público, a UFOPA hoje conta com dois intérpretes de Libras, os servidores Jonathan Rafael e Kellen Garcia, que se revezam na tradução simultânea das aulas ministradas no curso de Pedagogia, turma de 2013. “Antes os professores só falavam e eu não entendia nada. Agora, com os intérpretes de Libras, as aulas melhoraram muito. Estou gostando muito de estudar na UFOPA”, afirma Anderson Reis, que, antes de entrar para a UFOPA pelo sistema de mobilidade externa, cursava Pedagogia em uma faculdade particular.

Anderson Reis revela que, no início, a comunicação com os colegas de classe também era difícil, pois as pessoas tinham vergonha de interagir com os alunos surdos. "Agora, com a nossa convivência, os colegas ouvintes já demonstram interesse em aprender Libras", comemora Reis, que pretende ser professor de Libras para crianças surdas.

Acessibilidade – Criado em 18 de junho de 2014, o Núcleo de Acessibilidade da UFOPA tem como objetivo principal promover a educação inclusiva na Universidade através de ações voltadas para o acesso a tecnologias assistivas; orientações e acessibilidade pedagógica a acadêmicos com necessidades educacionais especiais; a oferta de formação em educação especial para a comunidade acadêmica e o público em geral; além de orientações aos docentes da instituição. Outro objetivo do Núcleo é a implementação de uma política de acessibilidade no ensino superior voltada às pessoas que são público-alvo da educação especial.

Confira fotos do evento.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA