Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA discute parceria na área de Economia Criativa com IAP e Seicom

UFOPA discute parceria na área de Economia Criativa com IAP e Seicom

Foto: Tatiana Castro

Representantes do Instituto de Artes do Pará (IAP) e da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) apresentaram, no dia 18 de setembro de 2014, para a coordenação da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da UFOPA, o projeto Ciclo para o Desenvolvimento da Economia Criativa no Estado do Pará (Ciclo DEC Pará), que visa fomentar o espírito empreendedor por meio da qualificação e do debate crítico.

Durante o encontro, foi discutida a participação da UFOPA na realização do Ciclo de Debates sobre Economia Criativa, que será promovido pelo IAP e pela Seicom no mês de novembro em Santarém, no âmbito do Ciclo DEC Pará. “Somos um grupo de instituições em busca de parcerias locais para realizarmos este evento em Santarém, com foco na economia criativa. Estamos em visita para fecharmos com a UFOPA uma parceria para a realização desse evento, que busca atingir um público diretamente ligado ao segmento de economia criativa”, explica Manuel Rui Secco, da Incubadora Pará Criativo do IAP. “A partir da parceria com a UFOPA, queremos atingir outras instituições locais que se representam dentro desses segmentos”.

O evento será voltado para empreendedores criativos, gestores públicos e privados, produtores culturais, acadêmicos e pessoas interessadas no tema. “A ideia é que as pessoas saiam desse encontro motivadas para empreender”, afirma Rui Secco, diretor de Articulação Institucional e um dos organizadores do Ciclo.

Além de Santarém, o Ciclo DEC Pará também será realizado, até o final deste ano, nos municípios de Marabá, Bragança e Cachoeira do Arari. “Na primeira semana de dezembro pretendemos fazer uma culminância, que vai acontecer em Belém, durante dois dias. Nesse evento maior, pretendemos contar com a presença dos nossos parceiros”.

Além da parceria da UFOPA, o evento de debates contará também com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e do Instituto de Gestão Tecnológica da Prefeitura Municipal de Santarém, como explica o coordenador de Empreendedorismo Criativo da SEICOM, Elielton Amador. “Temos uma rede formada por cooperativas, através do Fórum Estadual de Micro e Pequenas Empresas, e da articulação com o setor produtivo, associações comerciais e câmaras de diretores lojistas. Estamos acionando esses parceiros para que possamos promover uma aproximação entre o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e as atividades criativas, cultura, artes, artesanato de um modo geral”.

Parceria - Outro objetivo do encontro foi discutir a consolidação de uma proposta de parceria entre a UFOPA e a Incubadora Pará Criativo do IAP, que é mantida com recursos dos governos Estadual e Federal com a finalidade de dar suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos paraenses. “Estamos em fase de discussão e elaboração de uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, visando uma parceria de apoio, cooperação e contribuição para a Incubadora de Empresas da universidade, que tem como um dos focos principais a promoção da Economia Criativa”, explica Marcelo Vasconcelos, da Agência de Inovação Tecnológica da UFOPA.

Quando o Pará Criativo se mostrou como uma instituição voltada para o segmento da Economia Criativa, tivemos a ideia de estabelecer uma parceria, com o propósito de fortalecermos o movimento de incubação dentro da universidade”, explica Vasconcelos.

Ciclo DEC Pará – Iniciativa do Instituto de Artes do Pará, por meio da Incubadora Pará Criativo (IPC) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), o Ciclo DEC Pará visa promover ciclos de formação e de debates sobre Empreendedorismo e a Economia Criativa em municípios das principais mesorregiões do Pará, com a participação de representantes do governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

25/9/2014