Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA e Incra discutem desafios da educação no campo em seminário

UFOPA e Incra discutem desafios da educação no campo em seminário

Trabalhadores rurais e educadores participaram abertura do seminário. Foto: Talita Baena.

O evento faz parte das ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, que em parceria com a UFOPA levará o curso de Pedagogia da Terra aos assentados de Juruti Velho.

Assentados, estudantes e educadores terão a oportunidade de refletir os desafios e as especificidades de levar a educação a áreas de reforma agrária durante o I Seminário de Educação no Campo, promovido pela UFOPA e o Incra, nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório do Campus Tapajós da UFOPA. Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes o gestor do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Orivan Matos; a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN) da UFOPA, Fátima Lima, que no ato representou a reitora Raimunda Monteiro; o pró-reitor da Comunidade, Cultura, e Extensão (PROCCE), Thiago Vieira; e os líderes de movimentos sociais Gerdeonor Pereira, da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve), e João Gomes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém.

Desenvolvido nas áreas de reforma agrária e executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Pronera foi apresentado por seu gestor na região, Orivan Matos, que destacou a necessidade de ampliar os projetos de parcerias para que seja atendida a grande demanda por educação no campo no Oeste do Pará. “Estamos aguardando para novembro o curso de Pedagogia da Terra da UFOPA, que será implantado para os assentamentos de Juruti Velho. Porém, nós queremos ampliar os projetos e as parcerias também para a alfabetização, ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou.

Por uma outra pedagogia

Pautado no conceito da pedagogia da alternância, que, em linhas gerais, inclui “o tempo comunidade dentro do tempo universidade”, como explica a Profa. Dra. Fátima Lima, o curso de Pedagogia da Terra da UFOPA encontra-se em fase de liberação de recursos. Após implantação, prevista para ocorrer no mês de novembro, ele deve atender jovens de 51 comunidades que não conseguem sair do campo para estudar no município de Juruti ou Santarém, conta Gerdeonor Pereira dos Santos, da Acorjuve, associação que reúne trabalhadores rurais do Projeto de Assentamento Extrativista de Juruti Velho. “Nós preparamos o projeto, através da nossa assessoria, e apresentamos ao Incra e à UFOPA, porque temos mais de 500 jovens parados, pois eles não têm condições de sair para Parintins, Juruti ou Santarém”, informa.

Nesta sexta-feira, 26, a programação do seminário continua com o relato de experiências de curso de graduação em comunidades rurais, contando com a participação de representantes do Pronera da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Câmpus Sorocaba) e Museu Paraense Emílio Goeldi, além da exposição “Arte e Cultura do Apae Juruti Velho” e debate com o tema: Realidade da Educação no Campo: Contribuições dos movimentos sociais, com a participação de movimentos sociais e instituições de ensino.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

25/9/2014