Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA promove atividades de extensão no Parque da Cidade

UFOPA promove atividades de extensão no Parque da Cidade

Fotos: Acervo do projeto

A agricultura urbana, a educação ambiental, a saúde e a nutrição são as principais temáticas trabalhadas num projeto de pesquisa e de extensão realizado por três docentes da UFOPA na Escola do Parque da Cidade, em Santarém (PA).

No âmbito desta parceria com a Coordenação de Educação Ambiental da Escola do Parque, foi ministrada uma oficina, sobre práticas de higiene e elaboração de receitas adaptadas à nossa região, destinada a 30 merendeiras da rede municipal de ensino. A atividade ocorreu no último dia 20 de setembro de 2014 e foi organizada pela professora Xaene Mendonça, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

Para o dia 10 de outubro de 2014 estão agendadas outras duas oficinas, sobre compostagem e educação ambiental, destinadas aos educadores da Escola do Parque e da Escola da Floresta, que serão ministradas pelas professoras Delaine Sampaio e Helionora Alves, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

Esse trabalho iniciou-se em 2013 e hoje já conta com a participação de vários bolsistas de iniciação científica e de extensão, assim como de voluntários do ICTA, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

Um dos resultados dos trabalhos foi a implantação e a revitalização de Hortas Orgânicas Pedagógicas (HOPs) na escola do Parque da Cidade e na Escola Frei Fabiano. Esses espaços serão voltados para a educação ambiental e nutricional de crianças em idade escolar. “São três projetos e interesses individuais, que estão sendo unidos para formar um programa maior, mobilizando a educação como eixo transversal, ligando Agricultura, Nutrição e Saúde”, explica Delaine Sampaio.

Maria Lúcia Morais - Comunicação UFOPA

26/9/2014