Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA recebe oficina do projeto Pará Criativo

UFOPA recebe oficina do projeto Pará Criativo

Andréa Vieira e Álvaro Vieira durante a abertura da oficina - Foto: Talita Baena, 15/9/2014

Cerca de 30 produtores culturais de diversos segmentos artísticos de Santarém participaram, nesta segunda-feira, 15, da Oficina “Gestão Financeira para Empreendimentos Criativos”, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém. Fruto de uma parceria do projeto Pará Criativo com a UFOPA, por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), a oficina ocorrerá até o dia 19, no 3º andar do Câmpus Amazônia.

Álvaro Vieira, consultor do Sebrae, é o facilitador da oficina, que pretende instruir os produtores sobre como elaborar planos de cultura para a captação de recursos e a gestão financeira deles.

Para Marcele Almeida, cantora e estudante de música, que planeja executar um projeto de educação musical por meio da sonoridade do samba, o curso é fundamental. “Nossa ideia é levar para as crianças o aprendizado de percussão, o conhecimento da cultura afro-brasileira a partir do samba. Por isso participar da oficina é importante, pois precisamos saber como lidar com o projeto, e o primeiro passo é a questão administrativa, como fazer a gestão, organizar planilhas de custo, orçamento, e para lidar com todos esses recursos, é necessário um aprendizado específico”, acredita.

A incubadora

O projeto Incubadora Pará Criativo é uma das 13 incubadoras propostas pelo Governo Federal, e de acordo com Andréa Vieira, coordenadora de empreendedorismo e inovação, a incubadora de Belém foi a primeira da rede a ser lançada, com o objetivo de fomentar a economia criativa, apoiando os empreendedores através de cursos, consultorias, palestras, rodadas de negócios. “De fato, nós sabemos que o estado do Pará é um estado com grande potencial, com territórios criativos, porém que precisam ser trabalhados, na forma de capacitação, de valorização da mão de obra local, da cadeia produtiva, de como escoar a produção. Enfim, há uma gama de problemáticas que queremos junto com o poder público, junto com a sociedade, encontrar soluções”, explica.

Outra ação da incubadora é a busca de articulações com parceiros, conta Andréa. Segundo a coordenadora, a ideia é que, em Santarém, a UFOPA seja uma grande parceira na construção de uma rede de colaboradores em prol da economia criativa. “Há uma área no projeto que busca essa articulação com parceiros, como a UFPA, a Unama e a Cesupa, e aqui a UFOPA tem um grande potencial de ser parceira, por ser uma universidade no Oeste do Pará, onde nós podemos disseminar a economia criativa, e nada melhor do que ter como colaboradora uma universidade”, avalia a coordenadora.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

15/9/2014

Marcele Almeida e outros produtores culturais participam da oficina de “Gestão Financeira para Empreendimentos Criativos”, que ocorrerá até o dia 19 de setembro, na UFOPA - Foto: Talita Baena, 15/9/2014