Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA sobe no ranking de universidades brasileiras

UFOPA sobe no ranking de universidades brasileiras

Curso de Agronomia está entre os 50 melhores do país

No Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado este ano pelo Grupo Folha de São Paulo, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) aparece na 167º colocação, uma posição acima em relação ao RUF 2013. Pelo segundo ano consecutivo, foi a única universidade paraense que subiu no ranking, enquanto as demais perderam suas posições anteriores.

A classificação do RUF é baseada em análise de indicadores de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. Em um ano, a UFOPA ampliou a produção científica, a relação com empresas e outras instituições, além do nível de internacionalização do corpo docente, das pesquisas e dos acordos de cooperação.

Em sua primeira avaliação, o curso de Agronomia foi o destaque desta edição, ocupando a 28ª posição no ranking geral dos 194 cursos de Agronomia avaliados no País. O curso da UFOPA foi o mais bem avaliado no Pará, inclusive no quesito "qualidade de ensino", ocupando a 42ª posição nacional. Segundo colocado na escala estadual, o curso de Agronomia da UFPA ocupa a 53ª posição nessa categoria e a 34ª no ranking geral.

Dos 344 cursos de Matemática avaliados na pesquisa, o da UFOPA ocupa a 48ª posição geral. Outro curso da UFOPA bem colocado, em relação ao número total de cursos avaliados no País, foi o de Biologia. Dos 413 cursos pesquisados, o da UFOPA ficou em 92º. Pedagogia também foi proporcionalmente bem avaliado. Dos 999 cursos de todo o País, o da UFOPA ocupa a 107ª posição. Já o curso de Direito ficou em 299º lugar num total de 880 cursos pesquisados. Dos 18 cursos de Direito avaliados no Estado do Pará, o da UFOPA está em sétimo.

Dentre os cursos da UFOPA, também foram avaliados no ranking geral: Física (61º de 148 cursos avaliados), Economia (104º de 193 cursos avaliados), Farmácia (121º de 335 cursos avaliados), Geografia (126º de 219 cursos avaliados), Letras (152º de 507 cursos avaliados), Ciência da Computação (181º de 647 cursos avaliados).

Clique aqui para conferir o RUF 2014.

Luena Barros - Comunicação UFOPA

8/9/2014