Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Abril Ufopa participa da posse do Ministro da Educação

Ufopa participa da posse do Ministro da Educação

Foto: Divulgação Andifes

No dia 6 de abril a Magnífica Reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, representou a Instituição na cerimônia de posse do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no Palácio do Planalto. O ministro foi prestigiado pela presidenta Dilma Roussef e pelo vice-presidente, Michel Temer, além de ministros e parlamentares.

Os reitores das universidades federais estiveram presentes e ouviram da presidenta que os recursos das ações estruturantes da Educação serão garantidos e que o regime de partilha dos royalties do Pré-Sal começou a ser investido na educação e será uma fonte permanente de financiamento dos programas existentes e de novas frentes como a qualificação do ensino básico do País.

A presidenta reafirmou seu compromisso com o lema do seu segundo governo e afirmou que a nomeação de um professor para ministério é uma sinalização da importância que a educação tem no processo de desenvolvimento do País. “Quem poderia ser mais indicado para comandar toda a transformação na educação do que um professor?”, indagou a presidenta da República, Dilma Rousseff.

Na ocasião, a reitora da Ufopa participou da cerimônia de transmissão de cargo do ministro interino, José Cláudio Costa, para o então novo ministro, Renato Janine. A mensagem do novo ministro destacou os desafios da continuidade dos investimentos para que o Brasil continue fortalecendo políticas inclusivas como as políticas sociais, econômicas e educacionais que estão gerando oportunidades para toda a sociedade.

Ele destacou também a importância da qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros para elevar a competitividade do País e seu compromisso com a educação em todos os níveis, dentro de um novo pacto federativo que reforce os papéis dos municípios, dos estados e da União. “Não só aos trabalhadores na educação, no MEC e fora dele, aos dois milhões de professores, mas também aos 50 milhões de alunos, a seus pais e familiares, aos cidadãos em geral, que deem o melhor de si pela educação”, afirmou Renato Janine, na solenidade de transmissão de cargo.

Reitora da Ufopa e o ministro da Educação

7/4/2015