Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Com a iniciativa do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal a Trilha da Tapera é inaugurada

Inauguração da Trilha da Tapera, localizada no Bosque Mekdece, em frente à Unidade Tapajós, Câmpus Santarém. Foto: Karen Santos.

Com a iniciativa do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal (Caef), foi inaugurada hoje (28), pela manhã, a Trilha da Tapera do Bosque Mekdece, localizada em frente à Unidade Tapajós do Câmpus Santarém. O evento contou com a participação de alunos e professores do Curso de Engenharia Florestal e da reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro. A inauguração da Trilha faz parte do Projeto “Resgate do Bosque Mekdece: quem ama cuida”, que busca oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade local mais um espaço ecológico de lazer e a possibilidade de alunos e professores desenvolverem atividades de pesquisa, ensino e extensão focados na área de Engenharia Florestal.

“Esta foi uma iniciativa do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal que agora está sendo entregue para a comunidade. Desde 2006, o Bosque é utilizado como um método de pesquisa pelos alunos e professores. Ele se torna mais importante a cada dia por ser uma escola viva para os alunos do Curso de Engenharia Florestal. O objetivo agora é usar esse espaço de que a Universidade dispõe e também disponibilizar para a comunidade santarena”, afirmou Diego Damázio, diretor do Caef.

Com 1,2 hectares de área total, o Bosque foi recuperado pelos discentes durante a 1ª Semana de Integração dos Estudantes do Curso de Engenharia Florestal. A proposta foi promover através de minicursos e palestras o conhecimento sobre as áreas verdes, o planejamento de implantação de trilhas ecológicas interpretativas e o incentivo à coleta e produção de sementes florestais. Ainda na Semana de Integração foram feitos a limpeza do local e o preparo dos caminhos da Trilha.

Para a recuperação da Trilha, as turmas de 2011 a 2015 do Curso de Engenharia Florestal se reuniram para mapear a área da implantação. Após esta fase, as turmas se dividiram em 4 grupos, e cada um desenhou um caminho de trilha, de modo que esses quatro percursos se encontrassem em um único ponto. Em dois dias, foram finalizados 500 metros de trilha.

Agora, o próximo passo será de aprimoramento informativo. A pretensão dos alunos é identificar as árvores que estão no entorno, inserindo placas com informações essenciais das espécies, como o nome popular e o científico, a altura das árvores, quanto tempo elas levam para se reproduzir e como acontece essa reprodução, dentre outras informações que representam o bioma da Amazônia.

“A Trilha da Tapera, inaugurada hoje no Bosque Mekdece, é fruto dos esforços de professores e alunos da Instituição. Será uma importante base de apoio ao ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade. Com a Trilha, o acesso será organizado, ampliando o uso deste Bosque pela comunidade acadêmica e pela sociedade local”, declarou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Confira as fotos da inauguração da Trilha da Tapera.

Veja também o vídeo com a fala de Diego Damázio, diretor do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal.

28/8/2015