Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Reunião na Capes discute ampliação da pós-graduação na região Norte

Reunião na Capes discute ampliação da pós-graduação na região Norte

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro, participou hoje de manhã de uma reunião com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir propostas para ampliar as pós-graduações na Amazônia. Da reunião também participaram representantes de todas as universidades federais da região Norte.

Entre as propostas discutidas hoje, houve destaque para o fortalecimento de ações para doutoramento dos docentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) por meio de doutorado interinstitucional (Dinter), cursos realizados em ações interinstitucionais.

Outro assunto tratado no encontro foi a possibilidade de integração dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras, que retornam ao País com doutorado, em programas de ensino de graduação e pós-graduação e pesquisa na Amazônia.

De parte da Capes, ficou acertado que os programas atuais serão fortalecidos. Questões estruturantes continuam sendo apreciadas pela Capes e sua estrutura de gestão, que é ampla e dialoga com todo o sistema universitário e de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI).

O assunto voltará a ser discutido em outra reunião de trabalho, abrangendo o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

Rosa Rodrigues - Comunicação/Ufopa

18/8/2015