Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Ufopa apoia Programa de Inovação e Criatividade do MEC

Ufopa apoia Programa de Inovação e Criatividade do MEC

Foto: Karen Santos.

Criar bases para uma política pública de fomento à inovação e à criatividade na Educação Básica. Esse é o principal objetivo do Programa Inovação e Criatividade, que o Ministério da Educação (MEC) começa a desenvolver no país.

Uma das etapas desse programa foi a criação de grupos de trabalho das regiões do Brasil. Na sexta-feira, 28 de agosto, foi realizada a primeira reunião do GT Norte, reunindo em Santarém representantes de Instituições de Ensino Superior, projetos educacionais e organizações não governamentais de estados da região. O encontro, realizado na Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará, teve a assessoria de Márcio Meira, assessor do MEC e membro do programa em nível Nacional. Ele destacou a importância de o encontro regional sair das grandes cidades e se concentrar em Santarém: “pela primeira vez a gente começa uma discussão do MEC, na região Norte, que não seja em Belém ou Manaus, as duas principais cidades da região. Santarém é uma cidade que está no centro da região e a gente achou interessante pôr uma cidade não das grandes capitais”, enfatizou Meira.

O Grupo de Trabalho do Norte é formado por 14 pessoas, de acordo com portaria publicada pelo Ministério da Educação: Lucineide Gonçalves Pinheiro (Ufopa); Fábio Anderson Pena (Projeto Saúde e Alegria); Jefferson Júnior de Oliveira Sousa (Projeto Casinha de Leitura); Raimunda Monteiro (Ufopa); Rosa Luciana Rodrigues (Instituto Esperança de Ensino Superior – Iespes);  Alberto Damasceno (Universidade Federal do Pará - UFPA);  Maria Lúcia Dias Gaspar Garcia (Universidade da Amazônia - Unama); Sandra Helena Ataíde Lima (Instituto Federal do Pará - IFPA); Ana Bocchini (Coletivo Escola Família Amazonas); e Rubens Gomes (Grupo de Trabalho da Amazônia).

A coordenadora do GT da Região Norte é a professora Lucineide Pinheiro, da Ufopa. Segundo ela, o trabalho começa agora com a articulação de iniciativas inovadoras na educação, desenvolvidas tanto em escolas quanto em espaços não formais de educação. O MEC vai iniciar um processo de mapeamento dessas iniciativas a partir de chamadas públicas, que devem ser publicadas neste mês de setembro.  As ações do grupo de trabalho também preveem o fortalecimento das organizações promotoras e a ampliação das experiências.

Para a reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro, a participação da Universidade é estratégica por ter o papel de articular as diversas organizações ligadas às práticas educativas na região Norte, entendendo que a educação básica fortalecida potencializa a formação educacional em todos os níveis de estudo.

Confira as fotos da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Programa de Inovação e Criatividade do MEC.

31/8/2015