Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Ufopa é beneficiada no Programa Mais Cultura

Ufopa é beneficiada no Programa Mais Cultura

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC) da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), foi contemplada no Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), que teve adesão de quase 100% das instituições federais de ensino superior. Na região Norte, a Ufopa concorreu com muitas outras universidades da região e do País. A Instituição teve que apresentar um Plano de Cultura, com base em oito eixos do edital de seleção, articulando programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas instituições.

“Cultura é um tema prioritário na Ufopa, de grande importância para a formação integral dos discentes e bem-estar da comunidade. Por isso prevemos, em nossa política, estratégias para o fortalecimento e valorização da Cultural. Sermos contemplados com recursos do edital Mais Cultura nas Universidades é um passo muito importante para a implantação da Política de Cultura de nossa Universidade. O edital é sem dúvida uma importante iniciativa do MEC e MinC. Iremos contemplar diversas ações de valorização cultural, incluindo a grande diversidade de nossa região, interagindo com outras universidades da Amazônia e vários segmentos da sociedade.”, afirma o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Thiago Vieira.

O Mais Cultura nas Universidades tem como objetivos principais apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais das comunidades, com ações de extensão, pesquisa e inovação, nas universidades e institutos federais, contribuindo ainda mais como centros de produção artística e cultural, tanto para circulação interna, com a realização de mostras, seminários e festivais, quanto externa, com atuação em escolas públicas e com parceria direta de artistas e grupos artísticos dos territórios.

"O Plano de Cultura da Ufopa, desde sua concepção, possui um grande mérito, pois foi elaborado de forma democrática, com a atuação representativa da comunidade acadêmica e sociedade. O processo de construção seguiu o passo a passo do MinC para a elaboração de planos de cultura com adaptações à realidade acadêmica, garantindo publicidade e participação de todos os interessados. Foi um trabalho que exigiu muito empenho. A boa classificação, 20ª posição de um universo de 101 Instituições de ensino superior, já havia sido compensador; porém, ser contemplado com recurso (mesmo com o corte de 25%) foi uma grata satisfação. Com isso temos a sensação de que o mérito foi efetivamente reconhecido. Assim, em parceria com cerca de 30 instituições públicas, privadas e sociedade civil de Santarém e região Oeste do Pará, teremos a oportunidade de oferecer à comunidade acadêmica e sociedade mais CULTURA, um direito fundamental, que garante qualidade de vida a todos nós. Vida longa ao Programa Mais Cultura nas Universidades!", declarou a diretora da Comunidade e Cultura, Deize Carneiro.

18/8/2015