Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Ufopa e Iespes promovem seminário sobre radiodifusão e comunicação alternativa

Ufopa e Iespes promovem seminário sobre radiodifusão e comunicação alternativa

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) promovem, nos dias 18 e 19 de agosto, o I Seminário sobre Rádio Digital, Rádios Comunitárias e Comunicação Alternativa, em Santarém. O evento pretende abordar a importância da comunicação através do rádio na Amazônia e sua importância para a integração regional e nacional. Também serão analisadas as recentes mudanças na legislação brasileira no setor e as possibilidades abertas pelas tecnologias de digitalização nas frequências de radiodifusão, em especial os padrões em estudo pelo governo brasileiro: DRM+ (Digital Rádio Mondiale – tecnologia aberta com acesso a códigos e aos esquemas eletrônicos para construções de transmissores e receptores digitais) e o HD IBOC (High Definition in Band on Chanel – tecnologia proprietária de rádio com patentes sob controle da empresa norte americana Ibiquity Digital).

O seminário terá início no dia 18, às 9h, com uma aula pública sobre o tema “Rádios Comunitárias e Comunicação Alternativa”, a ser ministrada pelo Prof. Guilherme Figueiredo, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na sala 320, 3º andar do Campus Amazônia da Ufopa (Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro Fátima). Para o dia 19, a partir das 19h, está programada uma mesa-redonda para discutir os “Impactos da Digitalização do Rádio na Comunicação na Amazônia”. Além do Prof. Guilherme Figueiredo, da UEA, a mesa-redonda contará com a participação do Prof. Paulo Lima (Iespes/Projeto Saúde e Alegria), da Profa. Rosa Rodrigues (Iespes/Rádio Rural), do comunicador Sampaio Brelaz e do Prof. Doriedson Almeida (CFI/Ufopa). Essa etapa do seminário será realizada no auditório do Iespes (Rua Dep. Icoaraci Nunes, 3344, bairro Caranazal).

O evento contará ainda com a realização de uma oficina sobre circuitos eletrônicos para recepção DRM+ em receptores analógicos, que deverá ser conduzida pela equipe Oficiber do Laboratório de Aprendizagem Ativa e LABtics da Ufopa. A oficina ocorrerá no Campus Amazônia da Ufopa e será aberta ao público, mas serão ofertadas apenas 10 vagas. Assim como esta, todas as atividades do seminário são abertas ao público em geral e não requerem inscrição prévia. A programação completa do evento pode ser consultada abaixo.

Mais informações: (93) 3529-1760.

13/8/2015