Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Ufopa e Inpa fortalecem cooperação científica

Ufopa e Inpa fortalecem cooperação científica

Ufopa e Inpa discutem cooperação científica. Foto: Karen Santos.

No dia 21 de agosto, na cidade de Manaus, AM, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT), Marcelo Vasconcelos, e o Prof. Dr. Júlio Tota, que responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), reuniram-se com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França, com a finalidade de discutir sobre a cooperação científica entre as instituições.

“É uma parceria que deve trazer ações concretas para as pesquisas seguirem. Essa é uma das funções de instituições mais consolidadas: fornecer ações que sejam relevantes para a região. Por isso, é importante organizar um grupo de trabalho para que seja definida a participação de cada instituição”, afirmou o diretor do Inpa, Luiz Renato de França.

Hoje, o Inpa é referência mundial em Biologia Tropical e desenvolve pesquisas científicas do meio físico e das condições de vida da região Amazônica; já a Ufopa concentra um quadro de pesquisadores significativo para o desenvolvimento de estudos científicos em diversas áreas do conhecimento. Inicialmente, a parceria entre as instituições resultará na formação de um grupo de trabalho constituído por pesquisadores representantes das duas instituições, com o objetivo de levantar as áreas temáticas já desenvolvidas e as novas propostas de trabalho.

“No próximo semestre vamos inaugurar uma base de pesquisa na área da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, que poderá abrigar pesquisadores do Inpa e de outras instituições, possibilitando desenvolver pesquisas em recursos aquáticos, biodiversidade, engenharia, geociências, dentre outras. Essa estrutura é resultado de uma parceria que firmamos com o Ministério de Minas e Energia”, disse a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

A próxima reunião para decidir os rumos do grupo de trabalho ocorrerá no mês de outubro, na cidade de Santarém, e terá como representantes do Inpa a coordenadora de capacitação, Beatriz Ronchi Telles, e o coordenador de ações estratégicas, Laurindo Campos. Os professores Júlio Totta e Marcelo Vasconcelos serão os representantes da Ufopa. Ainda na ocasião, o pesquisador Tota declarou: “Hoje temos um corpo técnico de alto nível na Ufopa, e na área de clima o Inpa dispõe de uma boa infraestrutura, por isso é importante essa parceria”.

Confira as fotos da reunião com o diretor do Inpa, Luiz Renato de França.

24/8/2015