Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Ufopa participa de audiência pública promovida em Santarém pela Cáritas Brasileira

Ufopa participa de audiência pública promovida em Santarém pela Cáritas Brasileira

Ufopa participa de audiência pública promovida em Santarém pela Cáritas Brasileira

Foto: Rosa Rodrigues

Os impactos relacionados aos grandes projetos na Amazônia, como a construção de portos e hidrelétricas, foram tema de várias discussões em uma programação realizada nesta semana em Santarém. O Seminário Inter-Regional da Cáritas Brasileira, que começou na quarta-feira, 19, e terminou sábado, 22, reuniu lideranças políticas, da Igreja Católica, de movimentos populares, de universidades da região Norte, entre outros organismos da sociedade, representando os estados do Pará, Amapá, Rondônia e Roraima.

Nesta sexta-feira, 21, como parte da programação, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santarém. Líderes de movimentos sociais apresentaram na plenária a preocupação das populações locais com os impactos que a região vai sofrer com os projetos. Na realidade local, foram destacados, principalmente, os projetos da construção de portos no Lago do Maicá e da construção de hidrelétricas no Tapajós.

O presidente da Cáritas Brasileira, Dom Flávio Giovenale, bispo de Santarém, disse que trazer essa programação para o município foi uma decisão de descentralizar as discussões sobre a Amazônia, que, em geral, são realizadas nas capitais – Belém, no Pará; e Manaus, Amazonas.

Representando a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na audiência, estavam a professora Socorro Pena, do Curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, e a professora Conceição Soares, coordenadora do Curso de Direito. Em pronunciamento no plenário, professora Socorro destacou a preocupação da Universidade com o modelo de desenvolvimento na Amazônia, que precisa ter o diálogo entre os governos e a sociedade. Ela destacou que “a Ufopa iniciou um novo momento para a região Amazônica e, principalmente, para a região Oeste do Pará, iniciando um diálogo com o Ministério do Planejamento para tentar impedir o avanço acelerado da iniciativa privada nos grandes projetos de empreendimento na BR-163, na região da Transamazônica, mas, lamentavelmente, esse processo estagnou e os problemas estão aumentando”.

A professora Conceição Soares reiterou que “a Universidade reconhece seu papel na sociedade na busca de soluções para esse tipo de questões e compreende sua obrigação e sua responsabilidade em buscar, através de discussões, como nesta audiência, alternativas de soluções para esses problemas, principalmente através do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Quem também participou da programação durante a semana foi o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Carlos Bordalo. “Eu pretendo, no meu retorno à Casa, propor a criação de uma comissão externa de estudo e acompanhamento dos impactos ambientais e sociais desses investimentos macroeconômicos que estão a se instalar no Oeste do Pará, particularmente, no Alto e no Médio Tapajós”, afirmou o parlamentar, que manifestou preocupação com as questões apresentadas.

A reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro, na quinta-feira (20) reuniu-se com o deputado Bordalo para reforçar o compromisso da Universidade nas discussões e ações voltadas para a região.

Confira as fotos do Seminário Inter-Regional da Cáritas Brasileira.
Foto: Rosa Rodrigues.

Veja também as fotos da reunião do dia 20/8 entre os deputados Carlos Bordalo, Airton Faleiro e a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.
Foto: Karen Santos.

Comunicação/ufopa

24/8/2015