Ufopa tem primeira doutora em educação pelo Dinter
No dia 11 de dezembro, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocorreu a defesa de tese intitulada "As Vivências de Educação Ambiental nas Escolas Públicas e as Políticas Públicas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação em Santarém, Pará, Brasil", de autoria da professora Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, aluna do Doutorado Institucional (Dinter) entre Unicamp e Ufopa.
A tese de Maria Mirtes Cortinhas dos Santos apontou a trajetória da política da educação ambiental brasileira embasada na Abordagem de Análise da Implementação: "forward mapping" e "backward mapping" de Richard Elmore (1980) e as vivências da educação ambiental no espaço de seis escolas da rede pública municipal de ensino em Santarém (PA). Ao término da avaliação da banca, a professora Mirtes Cortinhas fez uso da palavra e agradeceu aos idealizadores do Programa Dinter na Ufopa, Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares e Profa. Dra. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, ao seu orientador, Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar, e à coorientadora, Profa. Dra. Maria de Fátima Matos de Souza.
O Dinter Unicamp/Ufopa teve início em 2012 e foram selecionados 20 docentes, sendo 18 da Ufopa e 2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Deste total, 17 permaneceram vinculados ao Programa e já ocorreram duas defesas de tese. A primeira foi da professora Margarida do Espírito Santo Cunha Gorgo (IFPA). Mirtes Cortinhas dos Santos tornou-se a primeira doutora da Ufopa. Os demais doutorandos já se encontram todos qualificados e até agosto de 2016 ocorrerão as defesas de tese. Ainda no próximo ano a Ufopa terá mais 15 doutores em seu quadro docente.
Comunicação/Ufopa – com informações da Coordenação do Dinter/Ufopa
14/12/2015