Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Abertas inscrições para edital de infraestrutura para jovens pesquisadores

Abertas inscrições para edital de infraestrutura para jovens pesquisadores

Foto: Divulgação

Os interessados em apresentar projetos de pesquisa para participar do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP) já podem inscrever-se. Lançado pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o edital 19/2014 da Fapespa é destinado exclusivamente a pesquisadores que tenham obtido o título de doutor há, no máximo, dez anos, e que não tenham sido beneficiados anteriormente com auxílio financeiro à pesquisa.

O objetivo do programa é apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação e recuperação da infraestrutura de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas instituições públicas de ensino superior localizadas no Pará, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e à formação de novos grupos de pesquisa, em quaisquer áreas do conhecimento.

De acordo com o edital, serão destinados R$ 2,85 milhões para apoio a dois tipos de propostas: projetos teóricos com valor entre R$ 50 mil e R$ 100 mil e projetos experimentais com valor entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. Do total de recursos previstos, 30% serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores que exerçam atividades de ensino e pesquisa em instituições situadas fora da Região Metropolitana de Belém.

“Esse volume de recursos ofertados é bastante significativo. Esse edital possibilita a aquisição de bens de custeio e capital, o que permitirá, por exemplo, a compra de equipamentos para nossos laboratórios. Como esse programa é específico para quem nunca teve projeto aprovado, imaginamos que a concorrência deve ser menor em comparação com o edital universal da CNPq, por exemplo. Como temos uma quantidade expressiva de professores recém-doutores e recém-contratados aqui na Universidade, temos a chance de ter um grande número de propostas aprovadas”, avalia o diretor de Pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Antônio Humberto Minervino.

Ainda segundo o diretor de Pesquisa da UFOPA, considerando-se a importância de captação de recursos externos, o envio de propostas ao programa será considerado fator relevante na avaliação e classificação de propostas submetidas ao edital PIBIC 2015-2016. “Aqueles professores que atendem ao perfil deste edital do PPP e enviarem propostas serão bonificados no edital do PIBIC. Mas é importante ressaltar que aqueles docentes que não se enquadram nos critérios do PPP não serão prejudicados de forma alguma. Ou seja, os professores que são mestres, doutores há mais de 10 anos ou que já tenham projetos aprovados e que não podem concorrer neste edital do PPP terão suas propostas para o PIBIC avaliadas normalmente”, esclarece Minervino.

As propostas para o PPP podem ser submetidas até o dia 7 de abril de 2015. As inscrições podem ser feitas através do sítio www.sigamazonia.fapespa.pa.gov.br O resultado final será divulgado a partir do dia 10 de julho de 2015.

Confira o comunicado divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA através da Diretoria de Pesquisa.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

13/2/2015