Reitora da Ufopa participa de Simpósio que reuniu reitores das novas universidades federais do País
A Magnífica Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro, representou a Instituição no evento Simpósio e Reunião entre Reitores de Novas Universidades Federais, no dia 15 de maio de 2015, promovido pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, SP. O objetivo foi debater os desafios que as novas instituições federais enfrentam e compartilhar experiências de ações que fomentam as regiões locais onde estão inseridas.
“Este encontro das 10 universidades brasileiras dá continuidade a uma articulação iniciada em 2014, visando a maior colaboração acadêmica e nas inovações que estamos implementando. Somos universidades interiorizadas e temos desafios dobrados em relação às universidades das regiões mais urbanizadas do País”, declarou Raimunda Monteiro.
A programação do evento contou com a apresentação dos reitores das universidades que se expandiram nos interiores do País, são elas: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Universidade Federal do Oeste do Pará.
Cada universidade teve suas singularidades apresentadas pelos seus reitores. No caso da Ufopa, a reitora focou sua apresentação no atual estágio de implantação da Ufopa, apontando seus ganhos e desafios. O destaque foi a exposição do quadro de servidores, hoje com quase mil, ao que corresponde a atribuição de bons conceitos dos cursos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).
O evento também contribuiu para a criação do Grupo das Novas Universidades Brasileiras, que, na ocasião, construiu a Carta de Santo André, a ser entregue ao ministro Renato Janine Ribeiro, apontando as principais demandas e projetos para o fortalecimento e crescimento destas universidades. “Nesta Carta, reafirmamos a importância da interiorização do ensino superior no Brasil e propomos ajustes na política orçamentária de avaliação e regulação de cursos e especificidades de universidades temáticas e localizadas em regiões remotas como a nossa”, afirmou a reitora da Ufopa.
Comunicação/Ufopa
15/5/2015