Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Reitora da Ufopa participa de Simpósio que reuniu reitores das novas universidades federais do País

Reitora da Ufopa participa de Simpósio que reuniu reitores das novas universidades federais do País

Reitora da Ufopa participa de Simpósio que reuniu reitores das novas universidades federais do País

Fotos: Acervo Comunicação da UFABC

A Magnífica Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro, representou a Instituição no evento Simpósio e Reunião entre Reitores de Novas Universidades Federais, no dia 15 de maio de 2015, promovido pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, SP. O objetivo foi debater os desafios que as novas instituições federais enfrentam e compartilhar experiências de ações que fomentam as regiões locais onde estão inseridas.

“Este encontro das 10 universidades brasileiras dá continuidade a uma articulação iniciada em 2014, visando a maior colaboração acadêmica e nas inovações que estamos implementando. Somos universidades interiorizadas e temos desafios dobrados em relação às universidades das regiões mais urbanizadas do País”, declarou Raimunda Monteiro.

A programação do evento contou com a apresentação dos reitores das universidades que se expandiram nos interiores do País, são elas: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Universidade Federal do Oeste do Pará.

Cada universidade teve suas singularidades apresentadas pelos seus reitores. No caso da Ufopa, a reitora focou sua apresentação no atual estágio de implantação da Ufopa, apontando seus ganhos e desafios. O destaque foi a exposição do quadro de servidores, hoje com quase mil, ao que corresponde a atribuição de bons conceitos dos cursos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

O evento também contribuiu para a criação do Grupo das Novas Universidades Brasileiras, que, na ocasião, construiu a Carta de Santo André, a ser entregue ao ministro Renato Janine Ribeiro, apontando as principais demandas e projetos para o fortalecimento e crescimento destas universidades. “Nesta Carta, reafirmamos a importância da interiorização do ensino superior no Brasil e propomos ajustes na política orçamentária de avaliação e regulação de cursos e especificidades de universidades temáticas e localizadas em regiões remotas como a nossa”, afirmou a reitora da Ufopa.

Comunicação/Ufopa

15/5/2015